Com muito ritmo, identidade e cor, “Suinguetto”, coloca Danna Lisboa novamente em evidência. Com um trabalho apurado e de valores e estéticas minimamente detalhados, sua música expressa o quanto Danna é hoje em dia, uma artista completa e importante.
Seu novo single, que é cheio de ritmo, traz uma das marcas principais das composições de Danna, que são seus refrões viciantes. Ainda, propõe um olhar às culturas de periferia que hoje, alimentam tanto o mercado quanto novos conceitos de arte. “Me inspirei nas comunidades, nas questões sociais que envolvem as periferias. Vejo muita luta e também muita vontade de viver, de criar possibilidades através da arte, vejo muito suingue no gueto e muito amor, e isso nos traz ritmos ancestrais de influência africana, um continente tão grande e tão rico em cultura, que contempla o mundo todo, mesmo com uma desigualdade social imensa.”, ressalta Danna.
O Brasil, que tem em sua população a maioria negros e grande parte ainda periféricos, mostra o quão grande e importante a cultura preta de periferia agrega à arte no mundo de forma geral. E é isso também que o clipe vem ressaltar. A música, que é produzida pelo DJ Nelson D e conta com Fernanda Aimê no baixo e Samuel Bueno na guitarra, traz batidas e sonoridades produzidas em periferias pelo mundo afora. “‘Suinguetto’ é um convite para dançar!”, enfatiza a artista.
O clipe dirigido pela dupla Los Cabras (Antônio Adriano e Thiago Reys, que já trabalharam com Danna anteriormente no vídeo de “Quebradeira”) tem o objetivo de expressar todo suingue e cor que a música incita.
A locação foi na comunidade do Boqueirão (Zona Sul de São Paulo) em um campo de futebol, espaço símbolo de lazer e diversão em quase todas as comunidades do mundo. A ideia dos diretores era traduzir em imagens a essência desse lugar e para isso, convidaram o diretor de fotografia Alexandre Vianna para somar com toda sua experiência em videoclipes.
O ponto principal da estética do clipe é o contraste da terra com o céu, explorando cores e texturas, resultando em cenas vibrantes que seguem o ritmo da música. O styling assinado por Fernanda Gunutzman da Arara Criativa, foi pensado na ideia de composição de estilos, traduzindo no vestuário, cores vibrantes e referências africanas alinhadas às referências urbanas e tropicais. Há também a contraposição entre uniformes de futebol e o conceito de alta costura, o que traz peças exclusivas ao clipe.
A coreografia de Hélio Lima e Pretha Thais é baseada nas danças urbanas e movimentos de dança afro.
“Suinguetto” é para dançar e chamar todos a celebrar a música e a ancestralidade. A arte do povo periférico move o mundo” comemora, Danna.
O novo single da artista estará em seu próximo EP com lançamento previsto para o início do segundo semestre.