A Digital Favela, plataforma que gera conexão da cultura e das oportunidades da favela entre as vozes potentes desses territórios e as marcas, realiza nesta semana uma nova e importante iniciativa que visa estreitar o caminho entre os principais eventos e discussões sobre inovação do mundo e as possibilidades criativas dentro das comunidades. Com o apoio do Itaú Unibanco e sua plataforma de inovação, a operação realiza nesta sexta-feira (28), em parceria com o Laboratório de Inovação do Morro Santo Amaro (RJ), o “Favela Inspira”: encontro especial que conectará os principais pontos de discussão apresentados no SXSW 2023, maior festival de inovação e tecnologia do mundo, a partir das soluções e perspectivas da favela. O evento reunirá na mesa de discussão criadores, empreendedores, moradores e articuladores sociais de favela no Rio de Janeiro junto à indústria criativa, marcas e cadeia de inovação da cidade.
Realizado no Morro de Santo Amaro, o evento vai reunir talentos de dentro das comunidades, referências em inovação e criatividade, além de pessoas que estiveram presentes no SXSW – realizado em março na cidade de Austin, no Texas (EUA), para apresentar algumas das principais tendências discutidas por lá para uma audiência plural e diversa. Além disso, os especialistas terão como missão aterrissar esse conteúdo para iniciativas em curso nas comunidades, mostrando como os aprendizados de lá podem ser adaptados e aplicados por aqui e vice-versa – potencializando o ecossistema de inovação das favelas brasileiras.
Feito em espaço aberto para cerca de 100 pessoas, no mesmo lugar onde são realizados o baile funk e os principais eventos da comunidade, o evento será conduzido por Bárbara Bono, líder de novos negócios e brand experience da Digital Favela e cria do Morro do São João (RJ), junto a Gean Guilherme, fundador do movimento 2050 e do Lab de Inovação do Morro Santo Amaro; Marcelo Rocha, ativista climático e fundador do Instituto Ayika, além de integrar o board do Greenpeace Brasil e do Pacto Global da ONU no País; Vanessa Tavares, Head de Negócios Digitais PME do Itaú; e Roberta Camargo, jornalista, influenciadora e criadora do Simplão, veículo de notícias para as periferias.
O time recebe ainda outros talentos para comporem a conversa, como: Pamela Carvalho, coordenadora do Redes Maré (Complexo da Maré – RJ); Thuane Nascimento, Diretora Executiva do PerifaConnection; Allan Weber, artista e expositor, e capa da revista Zum #20, pelo Instituto Moreira Salles (Comunidade das 5 Bocas, Brás de Pina -RJ); e Salem (Rocinha – RJ), conhecida como @afotogracria e hoje uma das principais fotógrafas com estética artística própria e linguagem da favela, recentemente fotografou a capa do disco do MC Poze do Rodo, um dos maiores rappers do país.
“A indústria criativa tem buscado nos principais eventos de inovação do mundo as respostas que endereçam o futuro nos mais diversos segmentos. Quando olhamos para a nossa casa, ainda mais um país tão plural quanto o Brasil, podemos perceber que as respostas para o que os futurologistas endereçam já estão aqui ao nosso lado, principalmente nas favelas. As pontes de conhecimento entre asfalto e favela, com troca de referências e conhecimento, é o que vai fazer com que a gente consiga pensar, prototipar e colocar de pé esse “futuro-presente” de forma que todos façam parte dele. É aplicar as referências lá de fora somada à inspiração, criatividade e a capacidade que já estão aqui dentro desde sempre”, destaca Bárbara Bono, da Digital Favela.
“As favelas têm sido linha de frente quando a gente pensa em transformação e inovação. Elas vêm se atualizando e reescrevendo a história através da potência que carregam dentro de si. Trazer um festival de inovação como o SXSW para dentro do Santo Amaro não é só olhar para a inspiração que vem de fora, mas descobrir como, muitas vezes, as soluções para muitos dos nossos problemas já estão sendo desenvolvidas aqui dentro, a partir de projetos de inovação que as favelas realizam no seu território.”
“Com esse movimento, pioneiro no setor financeiro, o Itaú pretende incentivar o empreendedorismo e a prática da inovação, conectar pessoas, empresas e organizações para fortalecer esse ecossistema no Brasil, fazendo com que a inovação deixe de ser apenas inspiração para se transformar em aplicação”, afirma o superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, Renato Haramura.
Além do apoio do Itaú, a iniciativa da Digital Favela conta com uma collab com a White Rabbit, responsável pelo material de insights do SXSW 2023 que é base de referência para toda a discussão. A realização acontece em conjunto com o Lab de Inovação do Morro de Santo Amaro, Rio de Janeiro.