sábado, janeiro 18, 2025

Últimos Posts

Disco Rap: “Enxugando Gelo” de BNegão

Em novembro de 2003, “Enxugando Gelo” álbum de estreia do rapper BNegão com a banda Seletores de Frequência, chegou ao mercado.

A proposta musical do disco é vasta e a mensagem das letras continua atual, repleta de explanações filosóficas, espirituais e políticas sobre a realidade brasileira. Entre as 13 faixas, estão grandes hits da banda, que não podem faltar nos shows, “senão o pessoal fica bolado”, reforça BNegão.

Sons como “Funk Até o Caroço”, um funk 70 com rap e o vocal de grindcore do Paulão (cujo refrão costuma ser cantado em coro, de norte à sul do país).

Ou como a clássica “A Verdadeira Dança do Patinho”, onde a ideia de juntar vanguarda e música pop de impacto imediato deu muito certo. Aqui, a banda alquimizou um funk carioca ultra-minimalista com uma letra política (atual até os dias de hoje), peso nas guitarras e samples de samba do início do século passado e da orquestra de Duke Ellington.

V.V.”, com sua forma única de mix entre o samba e o raggamuffin/rap (cortesia de Gabriel Muzak e Marcos Suzano), também se destaca.

Ou ainda a importantíssima “Dorobo”, feita junto com o rapper Sabotage, com participação do Dengue (Djeik Sandino) da Nação Zumbi no baixo, Alexandre Basa na flauta e Tejo Damasceno (Mpcs e programações), do Instituto. “Inclusive eles – Tejo Damasceno, Rica Amabis e Daniel Ganjaman – são fundamento no disco. Contribuíram muito (com suas mixagens) pra gente chegar no som que a gente chegou”, aponta BNegão.

E vale ainda destacar a última, “Prioridades”. Com 8 minutos, é uma espécie de epopeia dub com refrão de samba no formato chamado-e-resposta.

O disco abre com Fábio Kalunga na introdução, recitando “A Palavra”, poema de Chacal. BNegão aponta que os shows são todos dedicados ao Fábio Kalunga, baixista dos Seletores de Frequência que faleceu em 2017 e que é peça fundamental na construção da coisa toda. “Tudo começou comigo e ele, na casa dele, ouvindo discos de Hermeto Pascoal, Gil e Jorge Ben, fazendo experiências com fita cassete, sampleando coisas e tal”, relembra BNegão.

A produção de “Enxugando Gelo” é do próprio BNegão junto com Pedro Garcia.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca