sexta-feira, novembro 22, 2024

Últimos Posts

Disco Rap: “Sujeito Homem 2” de Rappin’ Hood

Em 2005 Rappin’ Hood lança um importante disco para o rap nacional e que sela uma aproximação com a MPB. O álbum “Sujeito Homem 2”, segundo trabalho solo do rapper trouxe participações de nomes históricos da musica brasileira num mescla de rap com samba e bossa nova.

Somaram nesse projeto Jair Rodrigues, Caetano Veloso, Zélia Ducan, Mário Sérgio, Péricles, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Gilberto Gil e Maria Fernanda Luiz, além do filho de Hood, o Martin. A produção do álbum ficou em família, feita por seu irmão Parteum, além de Granmaster Duda e DJ Luciano.

Das dezesseis faixas que o álbum tem, um grande sucesso é a música “Us Guerreiros”, música que Rappin’ Hood dedica a seu filho traçando um paralelo entre o passado dos negros vindos da África com o futuro de seu filho, mostrando a preocupação com uma criança que irá crescer num mundo de preconceitos. Outro grande sucesso é a canção “Rap Du Bom parte II”, aqui Caetano Veloso divide os vocais com o rapper, numa faixa que pede por paz e segue numa linha mais tranquila, com os BPMs mais baixos do que a sua antecessora, que saiu no álbum “Sujeito Homem”.

Vale lembrar-se da icônica participação de Jair Rodrigues em “Disparada Rap”, som que mescla o clássico vencedor do II Festival da Música Popular Brasileira, de 1966, com a modernidade do rap e a poesia de Rappin’ Hood.

Sujeito Homem 2” é um álbum que ajudou a colocar o rap como um gênero da música popular brasileira, desmitificando a marginalidade do estilo e o repaginando como algo poético e reflexivo, porém sem perder sua essência, apenas se adaptando os arranjos de outros estilos, como samba, chorinho ou bossa nova.

Confira o álbum:

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca