Muitos acreditam que o álbum “Todos São Manos” seja o primeiro do RZO, mas na verdade é o quarto álbum do grupo de Pirituba, sucedendo o “Vida Brasileira” de 1993, o single duplo “Pirituba/O Trem”, de 1996 e a “mixtape” de 1997, intitulada “RZO”, que reunia todos esses trabalhos anteriores. O fato é que é o disco “Todos São Manos” foi a obra que firmou o grupo como um dos maiores do cenário brasileiro, que já havia ganhando grande destaque com as músicas “Pirituba” e “O Trem”.
“Todos São Manos” foi gravado em parceria com o selo Cosa Nostra Fonográfica, dos Racionais MC’s e lançado em 1999. Formado por Sandrão, Helião e o DJ Negro Rico o álbum teve diversas participações especiais, como de Thaide, na faixa “Nossa Cara”, GOG e Posse Mente Zulu em “Assim que se Fala” e Edi Rock e Cartel Z/O em “A Lei”.
Com 16 faixas, o disco trouxe clássicos do rap nacional, como a música “O Trem”, com sample de “Memory Band” da banda de soul psicodélico Rotary Connection e música “Pirituba”, que anos mais tarde ganharia a segunda parte no álbum “Evolução É Uma Coisa”. Outra canção de grande sucesso foi “Paz Interior”, com vocals da Negra Li e sample de “Love is all Around” da cantora de R&B Adriana Evans.
Ainda vale destacar a faixa que teve participação do Edi Rock, dos Racionais MC’s e também do Cartel Z/O, em “A Lei”, música com sample de “Homies & Thuggs (Remix)” de Scarface, 2Pac e Master P, tivemos também a junção da zona oeste com a sul e, conexão com a periferia do DF, na faixa “Assim Que Se Fala”, em que Posse Mente Zulu e GOG somaram, e a música “Real Periferia” que também bateu pesado e trouxe sample de “Smile” também de Scarface, 2Pac e Johnny P.
A produção do disco ficou a encargo do Dj Negro Rico e Vander Carneiro, com supervisão do RZO. Helião, em entrevistas, diz não considerar os trabalhos anteriores, pois tinham uma sonoridade diferente do álbum de 1999, o grupo ainda não havia se encontrado. No entanto “Todos São Manos” traz muito desses outros projetos, como a nova roupagem para as faixas “Vem Logo” e “Americanos”.
O RZO é um dos grande do rap nacional e têm um importância impar para a cena, o disco “Todos São Manos” é a materialização desse discurso, pois mostra a grandeza do grupo em temas sociais, políticos e a cerca da cultura hip hop, além de apresentar grandes canções eternizar clássicos na história da música brasileira.
Confira o disco no Spotify:
Confira o disco no YouTube: