A Batalha do Real, tradicional batalha de MCs do RJ que já lançou nomes como Emicida, Filipe Ret, Marechal e Maomé, fará uma edição do evento comemorando 13 anos de presença na cena Hip Hop carioca.
“Ter bases originais traz pra competição um novo grau de desenvolvimento da cena. A batalha passa a ser também uma vitrine para o trabalho autoral dos produtores”, analisa o produtor da Brutal Crew, organizadora do evento, Cesar Schwenck.
“O Mr Break é o principal fornecedor de beats da cidade, há dez anos, já vendeu milhares de beats e tem um estilo bem contemporâneo, ligado na produção de hip hop global atual. O GoriBeatzz é um estudioso do Boom Bap, a batida clássica dos anos 90, vem da Lapa e tem um estilo bem sujo. Já o Machintal é um mega pesquisador de grooves raros, está sempre garimpando discos antigos, o som dele tem um balanço bem brasileiro”, analisa o rapper e criador da Batalha do Real, Aori Sauthon.
“O desafio da direção musical da Batalha foi escolher as bases que mais poderiam dar o clima das batalhas. Afinal, os MCs estão acostumados a rimar nas bases clássicas, dos grandes produtores gringos, e a gente não podia ter beats que ficassem devendo na hora do vamo-ver. Pensando também em variar bastante os estilos e os moods das batidas, eu fiz essa seleção, dentre várias batidas enviadas pelos produtores, que foram escolhidos a dedo”, explica o produtor musical da Batalha do Real, DJ Babz Brutal.
Para as batalhas, que serão em três etapas que acontecerão entre Outubro e Novembro deste ano, o DJ Babz Brutal convidou para criar as bases das batalhas os DJs Mr Break, Machintal e Goribeatzz. O resultado ficou incrível! Você precisa conferir:
As batalhas são realizadas no formato um contra um, o tradicional mata-mata. Cada MC tem dois rounds de 45 segundos para fazer suas rimas, no esquema de desafio no qual um MC responde ao outro, com curiosas e divertidas provocações de agilidade mental que são o charme da Batalha da Real. A regra é clara: não vale xenofobia, contato físico ou ofensas ao apresentador e ao DJ. Todas as batalhas são apresentadas por MCs consagrados na cena (ver serviço abaixo). A Batalha do Real também não tolera homofobia. O vencedor é sempre escolhido pelo público presente. Um formato 100% carioca que inspirou Criolo a criar a Rinha dos MCs, em São Paulo.
Serviço:
A Tradicional Batalha do Real 13 anos
#EUDESAFIO
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
07/10, Madureira, 16h às 22h
Arena Carioca Fernando Torres
Rua Bernardino de Andrade, 200
Apresentadores: Negra Rê e Lepo
DJ’s: Babz Brutal, LP e DJ Saddan
Pockets: Ratão (Tudo Bom), Lucas Carlos (Piramide Perdida) e DJ Negralha Banda
30/10, Penha, 16h às 22h
Arena Carioca Dicró
R. Flora Lôbo – Penha Circular, Rio de Janeiro – RJ, 21210-500
Apresentadores: Bacon e Chapadão.
DJ’s: Babz Brutal, LP e Negralha
Pockets: Mãoli (Tudo Bom), Akira Presidente e Sain (Piramide Perdida)
16h às 22h.
20/11, Lapa,
Grande final
Nos Arcos da Lapa, na Praça Batalha do Real