Inspirado pela manifestação folclórica “Os Caretas” – uma tradição carnavalesca baiana – o DJ e produtor musical Ubunto lança o clipe “Careta”. A música tema do EP de mesmo nome conta com a participação de um conterrâneo: o rapper queer Hiran. Esta é a primeira track de Ubunto com letra. “Boi não faz careta, ele usa terno maquiagem e caneta”, aponta a rima provocativa.
João Gabriel Pereira, a.k.a. Ubunto, é um soteropolitano de alma global, radicado em São Paulo. Ele explica que a tradição de se mascarar no Carnaval da Bahia é fruto da escravidão, onde os negros criavam suas próprias fantasias – com roupas, objetos e adornos do dia a dia – para se inserir na folia. E é justamente essa mistura de elementos que permeia o processo de produção sonora de Ubunto.
“O meu processo sonoro é a mistura dos adornos do dia a dia com elementos externos. Imagine juntar o tecido de chita com a máscara do Frankenstein. Essa é a dicotomia que eu trago no meu som”, define o artista.
Na track “Careta”, ele realiza o resgate de timbres e percussões provenientes do arquipélago de Tinharé (BA). E insere a clave do afoxé, o sino do funk, o kick do EDM com o surdo do sambareggae. É globalização de beats, é periferia sonora.
O clipe traduz esteticamente essa junção de itens regionais e globais através de cinco dançarinas. A direção é de ELXVA, codinome de Allyson Alapont. A produção contou com o apoio da produtora audiovisual Iconoclast, que chegou ao Brasil em 2015.