Nascido e criado na zona norte de São Paulo, Amaury Alencar encontrou na música uma paixão desde cedo. Com pais que sempre incentivaram a música e a arte em casa e um avô proprietário de uma loja de livros e discos no bairro da Lapa, o jovem foi imerso em um ambiente culturalmente rico e estimulante. Esse cenário familiar proporcionou-lhe as bases para sua futura carreira no mundo da música. Após trabalhar com grandes nomes da música brasileira, principalmente da cena do hip hop paulistano, o engenheiro de som alçou novos voos em Los Angeles, onde já reúne diversos trabalhos.
O fascínio pela forma que a música era produzida e gravada começou a definir seu caminho, quando aos 15 anos, Amaury ganhou seu primeiro computador com um software de produção musical. Em 2010, formou-se em Produção Fonográfica e Música Eletrônica pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, onde aprendeu desde leitura de partituras musicais até técnicas avançadas de gravação e mixagem ao vivo.
Mas foi um ano depois que a carreira começou. Inspirado em produtores que transformaram a maneira como a música é ouvida e sentida, como Dr. Dre, com sua habilidade de criar beats icônicos, e Lee “Scratch” Perry, com suas inovações no reggae e dub, Amaury co-fundou o Estúdio Origem ao lado de amigos, na zona norte de São Paulo. Um espaço para gravação, ensaio e produção de conteúdo visual.
De 2011 a 2016, Amaury trabalhou extensivamente com Haikaiss, assinando gravações e som ao vivo do grupo. Suas habilidades técnicas e visão empreendedora também se estenderam às bandas locais e artistas como Sandrão RZO, Mr. Catra, Costa Gold, Febem e Sombra.
No entanto, sob a influência do som mais contemporâneo, como o de Tame Impala e Lana Del Rey, por suas contribuições inovadoras e impacto na cultura popular, o engenheiro de áudio buscou especializar-se em Negócios Musicais na UCLA, e Los Angeles, onde vive da música, atualmente.
“Quando eu me mudei pra Los Angeles, sabia que na escola seria o melhor caminho para fazer network. Foi durante o curso de negócio da música na UCLA que comecei a conhecer bandas e artistas do mundo inteiro e entender como o mercado americano funciona. Eu sempre tive excelentes oportunidades graças aos meus mentores, mas foi quando eu me vi pela primeira vez saindo de um ônibus após entregar uma turnê que passou por todo Estados Unidos foi muito muito especial, sou muito grato por tudo que aprendi por aqui”, conta Alencar que em 2021, desempenhou o papel de assistente de engenheiro de som ao vivo no concerto de Matuê em San Diego e foi o engenheiro de som ao vivo para a banda Oriente no mesmo local. Já em 2023, trabalhou como engenheiro assistente de monitoramento e gravação para as sessões acústicas de Jesse Jo Stark e como engenheiro de áudio durante a turnê norte-americana da banda Filhote Esporte.
“É um universo muito competitivo, mas também com muitas oportunidades, são diversas turnês, shows que iniciam ao mesmo tempo e eles precisam de engenheiros de som. Além de ter conhecimento técnico, as bandas procuram pessoas que estão dispostas a encarar uma turnê do início ao fim que pode chegar até 12 semanas viajando”, explica Amaury.
Com esse perfil, Alencar foi convocado para trabalhar também como técnico de produção no show de Zeca Pagodinho em Los Angeles, como engenheiro de áudio e DJ de performance ao vivo na turnê norte-americana do Marcelo D2, e para a apresentação de Liniker no Festival de Cinema Brasileiro de Hollywood. Além disso, participou do Summit Musical Spotify LATAM, fornecendo tecnologia de reprodução e engenharia de som ao vivo para Urias.
“A música é o que me move todos os dias. Sinto que meu propósito é extrair o que há de melhor nos artistas e ajudá-los a estabelecer um elo com seu público”, afirma. “Acredito que o conhecimento técnico, sobretudo a atenção meticulosa aos detalhes, somado ao comprometimento com cada projeto, fornece um valor de produção de áudio que não apenas atende, mas que supera as expectativas, de modo a garantir que cada apresentação seja uma experiência sonora inesquecível”, pontua Amaury Alencar.
Em nova fase, o engenheiro de som, continua a expandir sua presença na indústria musical, trabalhando em novos projetos e colaborando com artistas de diferentes gêneros. “Meus planos para esse ano incluem o lançamento de novos singles, que estão em produção, e a criação de um canal de conteúdo de áudio para plataformas de vídeo como YouTube e TikTok, onde quero compartilhar técnicas e avaliações de produtos e equipamentos”. Com isso, Amaury está determinado a continuar sua trajetória de sucesso, explorando novas fronteiras na produção musical e influenciando a próxima geração de artistas e engenheiros de áudio.