Um rapper, um beatmaker, uma mala com notebook, placa de som USB, microfone condensador, fones de ouvido, caixas monitores de referência e sampler. Este é o projeto “Rap na Mala”, construído em paralelo ao álbum “A.R.T.E”, e que tem como principal objetivo gravar e produzir jovens artistas egressos, ou não, do sistema, que possuem o sonho de ser MC e fazer dessa arte seu potente instrumento de expressão e desabafo.
“Rap na Mala” nasceu enquanto DÖ atuava como arte educador da Fundação C.A.S.A, o projeto é, ainda hoje, uma alternativa para que adolescentes, aqueles que estão ou não em conflito com a lei, tenham a oportunidade de buscar outros caminhos.
“Rap na Mala é basicamente eu e Skeeter unindo nossos conhecimento, equipamentos e sonhos numa mala, colocando dentro de um carro e indo até qualquer quebrada que tenha um jovem que queira gravar um rap, mas nunca conseguiu porque está numa situação tão vulnerável que não consegue acesso nem a um home estúdio de um amigo ou quem quer seja. Com essa iniciativa é possível dar voz, incentivar e apoiar esses artistas, permitindo que tenham acesso a uma produção honesta de sua música/arte. Nosso objetivo é, sobretudo, ajudar o(a) jovem artista no início de sua carreira, especialmente os que mais precisam desta ajuda”, destaca DÖ MC.
Dentro deste contexto, o resultado é apresentado em cinco exibições online e gratuitas em São Paulo.
Abrindo os caminhos, a Casa de Cultura Hip Hop Leste recebe nesta quarta-feira, 24/08, às 14h, o primeiro, gravado no Município de Lorena, com participação do jovem Alemão.
No dia seguinte, 25/08, quinta-feira, o episódio 2 será exibido, às 19h30, na Casa de Cultura Chico Science. Com participação do jovem Magrão, morador de Pindamonhangaba, a música foi grava em sua residência, uma quebrada do município do Vale do Paraíba.
Logo depois, em 26/08, sexta-feira, às 19h, é a vez do Magrão da Norte de Guarulhos, o episódio com participação do MC será exibido no Facebook da Casa de Hip Hop de São Mateus.
Já na terça-feira, 30/08, às 14h, a Casa de Cultura Campo Limpo recebe o episódio 4, com participação do jovem Gasparetto, do Bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Ainda no mesmo dia, às 18h, na Casa de Cultura Freguesia do Ó, às 18h, o episódio final, que conta com a participação do jovem Lucas Cór de São José dos Campos, encerra a série de cinco obras audiovisuais dirigida pela produtora Gira Mundo Filmes.
Todas as exibições serão gratuitas, no Facebook das instituições culturais, com lançamento simultâneo no canal de YouTube dos artistas.
“Rap na Mala” é um projeto contemplado pelo edital Proac Nº 15/2020 – Incentivo Ao Desenvolvimento Da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra, Indígena E LGBTQIA+.