“Não é questão de botar pilha, mas eu acho complicado. Ser o topo do topo dentro de um país quebrado”. É com frases como esta que Dö MC lança o vídeo clipe “Ilusão”.
O rapper, e também arte educador, acredita que o rap é uma ferramenta de transformação e não mede palavras para enviar sua mensagem. O MC, que se sente preocupado com o rumo do novo cenário do rap nacional resolveu mandar algumas verdades acidas e o nome “Ilusão” tem tudo a ver com a mensagem.
“Muita gente me pergunta sobre estas seguidas tretas que acontecem no rap, confesso que não sou muito atento a isto, prefiro usar meu tempo para produzir, mas tem coisas que acabam chegando até você e não tem como ficar inerte. Como não sou muito adepto a expor meus pensamentos nas redes sociais, costumo fazer isto através das minhas músicas. Ilusão é um destes pensamentos. A instrumental gringa é proposital e a letra é sobre algumas insatisfações, principalmente no que diz respeito ao esvaziamento do rap como elemento de uma cultura transformadora. Ninguém é obrigado a militar no rap, mas me preocupa o futuro dele. Como arte educador da Fundação Casa sei a importância de manter o rap de mensagem vivo, sobretudo quando estamos falando de um gênero periférico que atinge diretamente a construção da molecada. É possível falar de amor, festa, politica sem apagar a importância do rap. O que não pode, é achar que não é mais necessário se preocupar com a mensagem”, diz Dö MC.
Não é só ao rap que Dö MC faz apontamentos, o rapper também aborda os resultados da falta de informação que como consequência tem aumentando o numero de público adeptos as ideias de extrema direita e sem entendimento do real cenário do país.