O Graffiti teve sua introdução no Brasil em meados da final da década dos anos 70, inspirada nas obras de Nova Iorque que por sua vez define-se como um ato de extravasar através da arte manifestações de opressão de um determinado grupo de pessoas ligadas em sua maioria aos movimentos do Hip Hop e bairros mais periféricos das cidades por suas vítimas de extrema desigualdade social. O tempo passou e as letras bem desenhadas acompanhadas por desenhos artísticos foram ganhando cada vez mais espaço em muros das grandes cidades, ainda que limitado pela falta de incentivos, em bairros nobres como o caso da Vila Madalena em São Paulo, que por sua vez é utilizado como plano de fundo para ensaios fotográficos e cinematográficos por profissionais e amadores.
Para o artista plástico, arquiteto, urbanista e espiritualista Gabriel Menezes – o Mena, (27), o Graffiti tem um “q” a mais. Apaixonado por arte, música clássica e reggae, Mena se aperfeiçoou e levou para o mundo um pouco de sua técnica brasileira. Após uma recente viagem de cerca de um mês pela Europa, o artista plástico e grafiteiro consolidou a oportunidade de concretizar sua arte nas telas e muros pelas ruas europeias além de realizar uma exposição no Museu do Louvre localizado na França. “Passei por seis Países da Europa, sendo: Espanha, Itália, Alemanha, França, República Tcheca e Holanda. Na ocasião, pintei 11 quadros em praça Pública em frente aos maiores monumentos históricos mundiais Como o Coliseu dentre outros além de realizar 17 intervenções de Graffiti nas ruas dos Países mencionados”, explica.
Paulistano nato, Mena desembarca à sua terra natal com um propósito especial. Realizará uma exposição gratuita nos dias 24 e 25 de novembro na zona norte da capital paulista, onde irá expor um acervo com diversas obras que foram pintadas em telas e impressões em vidro. “Nessa exposição aqui em São Paulo, compartilharei parte das obras que fiz durante a viagem e o restante completarei com meu acervo atual. A experiência é sentir, dessa forma, a exposição terá um caráter sensorial que irá envolver todos os sentidos, bem como, o olfato, paladar, audição e principalmente a visão”. Destaca o jovem artista que finaliza: “Sejam muito bem-vindos a conhecer minha arte que é puro amor. Venho elevar e transformar através das cores”.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO NOVEMBRO | NOVA ARTE EUROPA
QUANDO? 24 e 25 de novembro Horário: 12h às 18h
QUANTO? Gratuito
ONDE? Studio Zuhause
ENDEREÇO: Rua José de Albuquerque Medeiros, 891 – Água Fria – São Paulo/SP