São Paulo é uma das cidades mais criativas e culturalmente diversas do mundo. A megalópole brasileira produziu alguns dos melhores protagonistas na cena de arte urbana do mundo! Com data de estreia marcada para o dia 20 de dezembro, o documentário “Através do Grafite – A Arte que Pulsa com a Cidade” capta as histórias dos artistas que transformam e dão vida aos muros, ruas e quebradas da capital paulista.
A obra reúne depoimentos e imagens de alguns dos artistas protagonistas da cena urbana paulistana, trazendo evidências práticas de como a arte urbana se relaciona com o lugar onde os artistas cresceram e como os novos nomes da cena buscam espaço em uma cidade que se apropria do grafite, tanto quanto os artistas se apropriam de suas ruas.
Além disso, os entrevistados trazem uma visão de como a nova cena do grafite se desdobra na contemporaneidade, em uma cidade cada vez mais acelerada e que carrega consigo um grande legado na cena do grafite e do pixo.
“Através do Grafite – A Arte que Pulsa com a Cidade” reúne depoimentos de Caps, Zezão, Chivitz, Dino, Carol Dragonfly, Mari Mats, Aliados, Diego Aliados e Tinho, combinando visões de mundo de quem é pioneiro na cena e novos nomes da mesma.
O resultado pode ser conferido no YouTube, com acesso livre e gratuito. E ainda, com objetivo de multiplicar o acesso ao documentário e fortalecer a inclusão audiovisual, serão distribuídos 3.000 DVDs de forma gratuita, a instituições públicas de educação e cultura. Para ampliar e democratizar o acesso, o documentário contará com opções de legenda em português, inglês e espanhol.
O documentário “Através do Grafite – A Arte que Pulsa com a Cidade” é apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.