Drake já assumiu o manto de rei de várias plataformas de streaming digital, incluindo Spotify, Apple Music e muito mais. Agora, ele está adicionando o rei de um aplicativo popular de reconhecimento de músicas à sua lista aparentemente interminável de elogios.
De acordo com a Apple, o rapper é o artista mais Shazam de todos os tempos, com mais de 350 milhões de Shazams em músicas que ele liderou ou participou. De seu impressionante catálogo, o single de 2016 “One Dance” é sua música mais Shazam em mais de 17 milhões de Shazams.
No entanto, existem dois títulos do Shazam que Drake não possui. Seu mentor da Young Money, Lil Wayne, foi o primeiro artista a quebrar mais de um milhão e 10 milhões de Shazams, alcançando os feitos em 2009 e 2011, respectivamente. Drake também não possui o título da música de Hip Hop mais Shazamedo de todos os tempos. Em vez disso, pertence ao single de 2012 de Macklemore e Ryan Lewis, “Can’t Hold Us”, com Ray Dalton.
O Shazam foi lançado originalmente em agosto de 20o2 como um serviço de mensagens de texto no Reino Unido, que permitia que as pessoas identificassem músicas simplesmente enviando mensagens de texto para 2580 e permitindo que uma parte da música fosse reproduzida. Shazam então enviaria uma mensagem de texto de acompanhamento com o título da música e o nome do artista.
O domínio de Drake nas plataformas de streaming também se estendeu à parada Billboard Hot 100. Depois de garantir seu primeiro disco número 1 com “One Dance”, Drake não apenas se tornou um dos cinco principais do Top 5, mas também o hitmaker mais consistente da história do gráfico.
Sua participação mais recente foi em “Staying Alive” , do DJ Khaled, ao lado de Lil Baby. O disco estreou em 5º lugar na parada Billboard Hot 100, dando a Drake 30 no total em sua carreira. Segundo a Billboard, a nova marca quebrou um recorde de 55 anos dos Beatles para a maioria dos hits no Top 5.