segunda-feira, fevereiro 10, 2025

Últimos Posts

Edição especial de Carnaval do festival Favela Sounds celebra a cultura periférica até 15 de fevereiro

O maior festival de cultura periférica do Brasil, Favela Sounds, iniciou sua edição especial de Carnaval com uma programação voltada para fortalecer artistas e negócios criativos das periferias do Distrito Federal. A conferência Favela Talks já está rolando em Taguatinga, com o patrocínio da Claro. 

A Favela Talks será coroada com três grandes shows: Chico César no SESI Yara Amaral (Taguatinga), MC Luanna na Birosca do Conic (Plano Piloto) e Ebony na Praça do Cidadão (Ceilândia). Saiba tudo sobre o Favela Talks.

No próximo sábado, dia 15 de fevereiro, O BAILE será no jardim externo do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) Brasília, num espaço para 7 mil pessoas. A retirada de ingressos é gratuita, através do site do CCBB. Os 16 artistas do lineup passeiam pelas principais sonoridades produzidas nos guetos como: rap, trap, pagodão baiano, tecnobrega, brega funk, funk e afrobeat nigeriano.

Edição especial de Carnaval do festival Favela Sounds celebra a cultura periférica até 15 de fevereiro

Sobem ao palco: AJULIACOSTA (SP), Budah (ES), O Kannalha (BA), DJ Caio Prince (SP), Kem Kem (Nigéria/Reino Unido), Jamz Supernova (Reino Unido), PÖ (Gana/França), Mac Júlia (MG), Rayssa Dias (PE), Afreekassia (SP), BAMBA FLOW (DF/SP) – UMiranda + DJ Nyack, Trilogia do Santo Amaro (RJ) – DJ Eva + DJ Fernandinho B20 + LéoDJ BigMix, Laady B (DF), David Sampler feat. Maderito (PA), DJ J4K3 (DF) e DJ Beatmilla (DF).

A juventude periférica do DF poderá contar com o serviço gratuito de ônibus para ir e voltar, a partir de diferentes RAs. Nesta edição, o festival dobrou a quantidade para 20 ônibus. Dois desses veículos farão uma rota ininterrupta entre a Rodoviária do Plano Piloto e o CCBB, do começo ao final do evento, contribuindo também para a mobilidade do público que virá de ônibus ou metrô, de qualquer região de Brasília. Os demais ônibus vão e voltam dos endereços mais pedidos pelo público do evento e demandam inscrição prévia para acesso. 

De 10 a 14/02, acontece uma maratona de atividades em outras Regiões Administrativas do Distrito Federal como: Taguatinga, Ceilândia, Paranoá e Recanto das Emas. A programação educacional inclui três debates em instituições do ensino público, duas oficinas criativas ministradas em unidades do sistema socioeducativo local, além do Afrobeat LAB (um laboratório para DJs e produtores musicais realizado em parceria com o British Council e com a participação da DJ Kem Kem, natural de Lagos (Nigéria) e radicada em Londres.

Esta edição especial de Carnaval – Favela Sounds no CCBB Brasília – é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal. Realizado pela Produz + e a agência Um Nome, o evento é apresentado pelo Banco do Brasil, conta com patrocínio master do Centro Cultural Banco do Brasil, patrocínio da Claro e apoio do British Council e do Instituto SOMA Cidadania Criativa.

A curadoria apurada e diversa do Favela Sounds – além das atividades sociais (como proporcionar ônibus gratuitos das regiões periféricas de Brasília para o festival, oficinas nas quebradas e a conferência criativa Favela Talks) – consolidaram o festival como a grande vitrine nacional para a cultura periférica. A Globoplay conta com um programa documental sobre o Favela Sounds.

O festival Favela Sounds é conhecido por levar a música de favelas e guetos do Brasil e do mundo aos territórios de poder do Distrito Federal desde 2016. O evento já programou shows de artistas de 18 países, em sua maioria vindos do continente africano ou de sua diáspora. A programação é sempre gratuita.

Criado no Distrito Federal, o festival acontece habitualmente no Museu Nacional de Brasília, reunindo milhares de pessoas em torno de uma programação conhecida por conectar talentos de periferias de todos os cantos do país há sete edições.

Muitos artistas se apresentaram por lá antes de estourar nacionalmente, como Baco Exu do Blues, N.I.N.A. e BaianaSystem. Nomes consagrados também já passaram pelo palco do evento, como Criolo, Jorge Aragão, Black Alien e Xande de Pilares.

Em 2023, a 7ª edição do festival reuniu 30 mil pessoas no Eixo Monumental, em Brasília, com shows de Tasha & Tracie, Clara Lima, Deize Tigrona, MC Luanna e muito mais. Em seguida, um programa documental sobre o Favela Sounds estreou na Globoplay.

Em 2024, o Favela Sounds cumpriu uma missão antiga, que foi voar para o continente africano. De 14 a 17 de novembro de 2024, o festival desembarcou em Uganda para apresentar o show do coletivo soteropolitano TrapFunk&Alívio na programação do Nyege Nyege, um dos principais festivais de música eletrônica de África. 

“Esse cumprimento devolveu a gente para a origem. Nossa missão de se aproximar do continente africano, foi cumprida novamente – e de forma especial, pois o Favela Sounds sempre traz artistas de África para o Brasil, mas desta vez fizemos o percurso inverso”, afirma Guilherme Tavares, realizador do Favela Sounds ao lado de Amanda Bittar.

SERVIÇO Favela Sounds Edição Especial no CCBB

Quando: 15 de fevereiro de 2025, sábado

Horário: das 14h às 03h

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Ed. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Fone: (61) 3108-7600 

Entrada franca

Ingressos disponíveis através do site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília.

Classificação indicativa: 18 anos.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável legal.

PROGRAMAÇÃO + SERVIÇO Favela Talks: 

10/02 (segunda)

Centro Cultural SESI Taguatinga

9h30 às 12h – LAB de Mentorias – sessão 1: gestão financeira (para 20 negócios selecionados)

14h30 às 17h30 – LAB de Mentorias – sessão 2: treinamento para construção de pitching (para 20 negócios selecionados)

19h às 21h – Rodadas de Negócio: Oficina preparatória para participação nas Rodadas de Negócio (para 20 artistas e bandas selecionados)

11/02 (terça)

Centro Cultural SESI Taguatinga

9h30 às 12h30 – LAB de Mentorias – sessão 3: gestão administrativa (para 20 negócios selecionados)

14h30 às 17h30 – LAB de Mentorias– sessão 4: branding e marketing (para 20 negócios selecionados)

12/02 (quarta)

Centro Cultural SESI Taguatinga

10h às 13h – Oficina: Como fazer para que os outros ouçam minha música? Uma real sobre distribuição musical, com Verônica Pessoa (The Orchard)

15h às 18h – Oficina: Desenvolvendo uma carreira no mercado da dança e da internet, com Aline Maia (dançarina e criadora de conteúdos para a web)

Teatro SESI Yara Amaral

19h às 21h30 – Showcases: um showcase selecionado do DF + 

show de Chico César (PB) – Aos Vivos 30 anos

13/02 (quinta)

Centro Cultural SESI Taguatinga

10h às 13h – Rodadas de Negócio: 20 artistas e bandas selecionados fazem reuniões com importantes convidados do mercado musical brasileiro

10h às 13h – Oficina: Passo a passo para entrar nos mercados de games e tecnologia, com Andreza Delgado (PerifaCon).

14h às 19h – Talks: quatro debates a serem divulgados em breve.

15h às 18h – Oficina: Fortalecendo e posicionando sua marca nacionalmente, com Artur Santoro (Batekoo).

Birosca do Conic (Plano Piloto)

20h às 01h – Showcases: quatro showcases selecionados do DF + show de MC Luanna (SP)

14/02 (sexta)

Centro Cultural SESI Taguatinga

10h às 13h – LAB de Mentorias – Bancas de Ideias 1: 10 negócios participantes apresentam pitchings para grandes nomes do mercado criativo brasileiro, valendo prêmio de R$1.000,00 para o negócio que melhor se apresentar.

10h às 13h – LAB de Mentorias – Bancas de Ideias 2: 10 negócios participantes apresentam pitchings para grandes nomes do mercado criativo brasileiro, valendo prêmio de R$1.000,00 para o negócio que melhor se apresentar.

14h às 19h – Talks: quatro debates com especialistas do mercado criativo, a serem divulgados em breve.

Praça do Cidadão – Quadra do Jovem de Expressão (Ceilândia)

20h às 01h – Showcases: quatro showcases selecionados do DF + show de Ebony (RJ)

Serviço Favela Talks 2025
Data: 10 a 14 de fevereiro de 2025

Locais: Centro Cultural SESI Taguatinga, Teatro SESI Yara Amaral, Birosca do Conic e Praça do Cidadão (Ceilândia)

Entrada franca

Show Chico César: retirada de ingressos físicos 1 hora antes da apresentação na porta do teatro, com doação de 1 kg de alimento não-perecível.

Shows Ebony e MC Luanna: retirada de ingressos online pelo Sympla (link em breve nas redes sociais do @favelatalks)

Informações: https://www.instagram.com/favelatalks

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca