Com mais de 2,2 bilhões de deficientes visuais em todo o mundo, os videoclipes não eram algo que eles pudessem curtir – até agora. Na sexta-feira (13 de agosto), os rappers Stoneface e William Cooper – conhecidos coletivamente como Eloheem Team – se juntaram ao artista jamaicano Trophy Sniper para seu novo single e o vídeo “Silent Killa”.
Mas este não é um assunto visual típico. Pela primeira vez, um vídeo de Hip Hop tem uma versão de áudio-descrição que detalha exatamente o que está acontecendo enquanto a música toca, um sonho que se tornou realidade para Stoneface. Em 1999, ele levou um tiro na cabeça à queima-roupa, morreu duas vezes na mesa de operação e voltou à vida sem visão, um incidente detalhado na série “I Survived … Beyond and Back” da A&E.
“Durante toda a minha carreira, eu literalmente nunca soube o que estava realmente acontecendo nos meus videoclipes, ou em qualquer videoclipe”, disse ele. “Não foi diferente do que simplesmente ouvir o áudio da música enquanto todos curtiam o que estava sendo apresentado na tela. Você não tem absolutamente nenhuma ideia do que isso significa para mim. Finalmente curti um videoclipe – um homem 100 por cento cego assistiu e curtiu um videoclipe, basta ouvir como soa. Realmente incrível”.
Cooper espera que isso leve a mais no futuro, acrescentando: “É incrível ser capaz de fazer um videoclipe acessível para 2,2 bilhões de deficientes visuais. Esperamos que mais artistas sigam o exemplo e façam o mesmo”.