Após um ano produtivo, recheado de shows e lançamentos, Isma e Vita, as Irmãs de Pau, celebram 2024 com uma última novidade: “Posturadas”, faixa e visualizer inéditos e já disponíveis para audição e exibição nas plataformas digitais e no canal delas no YouTube, respectivamente.
Com produção musical de FUSO!, “Posturadas” é uma canção manifesto das Irmãs de Pau, que traz em sua sonoridade uma experimentação criativa do Jersey Club com vogue e drill, gênero já explorado em “Gambiarra Chic”, segundo disco de estúdio delas, lançado este ano, mas que em “Posturadas” apresenta-se a partir de um resgate feito de novos arranjos.
A nova música também cresce com os backing vocals de Gabro Demais e Kleve Farias, que potencializam as camadas vocais de “Posturadas” e deram à canção um tom ainda mais questionador.
2024 foi o ano delas
Com o lançamento de “Gambiarra Chic”, Isma, Vita e equipe passaram a rodar o Brasil – e parte do mundo, a Europa, no caso – este ano. Os shows feitos figuram nas programações de requisitados festivais e casas de shows em todos estes lugares, num total de 72 shows realizados este ano, sendo 65 no Brasil (em 10 estados diferentes) e 7 shows na Europa, em 4 países distintos.
Além da turnê de “Gambiarra Chic”, Isma e Vita participaram como feats em lançamentos de projetos musicais como MC Soffia, Lia Clark, Carlos do Complexo e Katy da Voz e As Abusadas, revelando a versatilidade da dupla em embarcar em projetos outros, prontas e dispostas a se deixarem atravessar por novas estéticas e processos criativos.
E toda essa movimentação tem tudo a ver com “Posturadas”, pois retrata uma nova postura das Irmãs de Pau, na tentativa de fazer com que o mercado também tenha outra postura com elas. “Amo fazer funk putaria, mas estamos percebendo que o mercado, ao mesmo tempo que se utiliza do funk, também o reprime, e nós não queremos ser mais uma vítima”, explica Isma. “Queremos que nossa relevância e nossa qualidade sonora seja reconhecida e valorizada, por isso é importante essa música e todas as coisas que falamos nela. Jamais deixarei de cantar proibidão porque é ele quem me fez chegar até aqui, mas se eu precisar provar para a indústria que eu sei fazer uma música com reflexão, questionamento e intelectualidade, ‘eu vou fazer isso rindo’”, assinala Isma.
Para Vita, “Posturadas” se orienta para um tratamento do mundo como ele é, incluindo aqui “as complexidades e contradições que encontramos no nosso trabalho e rotina de vida. ‘Posturadas’ fala sobre o Brasil e suas nuances enraizadas, a partir de uma pesquisa que aborda Poder, Violências, Prosperidade e Gambiarras”, ela aponta.
Num primeiro momento, quando elas evocam a imagem e energia da dona da rua, daquela que vive nas encruzilhadas e que gargalha na frente do macho, as Irmãs já deixam claro que não aceitam a morte como único caminho possível para sua existência.
“Estamos armadas e protegidas pela lei maior. Para aquelas que vivem uma guerra, sobre aquelas que vivem no Brasil: é preciso ficcionar nossos armamentos de barricada. A palavra, a poesia, a putaria e o que eu profetizo se tornam minhas armaduras de guerra, para enfeitiçar, para driblar o inimigo e lançar uma flecha contra esse mundo e suas estruturas”, discorre Vita, que ainda completa: “‘meu nombre és segredo’ é para pontuar sobre os mistérios das nossas vidas. Da vida travesti. Da nossa vitalidade. Nem tudo pode ser dito e nem tudo precisa ser entendido. ‘Posturadas’ é um presente para aquelas e aqueles que utilizam seu corpo como barricada!”, ela celebra.