Sendo um projeto concebido pelo duo ADL, que reúne diversos artistas da cena Hip Hop em músicas, o Favela Vive, com o passar dos anos, se tornou um dos maiores projetos audiovisuais do rap nacional. Em sua quinta edição, lançada no início de 2023, o projeto reuniu MC Hariel, MC Marechal, Major RD e Leci Brandão, além dos rappers Lord e DK 47 (ADL).
Em entrevista especial à RAPTV, os artistas explicam a importância do Favela Vive para a cultura nacional, como um registro histórico da periferia brasileira atual e até como um trabalho social. Os entrevistados destacaram que o projeto representa uma forma de expressão, ou até um grito, daqueles que não têm voz. Um dos convidados da edição, MC Marechal, destacou na entrevista que “Em termos de representatividade, considero que esse seja o maior projeto. Fico feliz em contribuir. É marcante”.
Durante a entrevista, os artistas também explicaram um pouco sobre suas participações e seus versos no “Favela Vive 5”. O rapper Lord, do duo de Teresópolis ADL, que concebeu o projeto, explicou seu verso na última edição:
“Entrando na sua mente desde que você nasceu. Pra tu ser um Zé pequeno e nunca ser um MC Poze. Favela tá lutando, mas ainda não venceu.”
Lord explica que seu verso é sobre superação, e ressalta que Poze é uma grande referência: “Eu sou fã pra caralho do Poze, sacou? O verso fala da superação mesmo. Quando eu falo do MC Poze eu quero dizer que o sistema te cria pra tu ser um zé pequeno e ter um fim trágico, sacou? Pra tu nascer, crescer e morrer naquilo ali. Não pra tu sair e ter vitória, comprar uma casa, viajar o mundo, fazer uma turnê, assim como um Poze. Então foi isso que eu quis passar na música, uma galera não entendeu […] Eu sou fã do Poze, o homem é brabo, esquece!”.