Uma rara entrevista de 2Pac de 1996 foi desenterrada e mostra a lenda do rap detalhando seus planos e ambições de carreira – incluindo o desejo de “se afastar da música”.
Entertainment Tonight compartilhou o vídeo da entrevista nesse último domingo (23 de abril) para coincidir com a recente estreia da série documental “Dear Mama” da FX, que explora o relacionamento de Pac com sua mãe, Afeni Shakur.
Conversando com a mídia antes do lançamento de seu último filme “Gridlock’d”, que saiu apenas alguns meses após seu assassinato em setembro de 1996, 2Pac falou sobre querer colocar a música em segundo plano e se concentrar em sua carreira de ator, em parte em uma tentativa de reabilitar sua imagem.
“Para ter uma mudança na minha imagem, realmente, preciso me afstar da música”, disse ele quando questionado sobre o que o atraiu em “Gridlock’d”.
“Este filme é realmente sobre amizade e o que significa amizade incondicional. Eu fiz isso basicamente porque era engraçado e nunca consegui ser realmente engraçado.”
Procurando deixar sua marca ainda mais em Hollywood, o hitmaker de “California Love” também sugeriu estrelar uma ROM-com (termo para comédia romântica) e expressou sua empolgação em lançar sua própria produtora de filmes.
“Temos muitas coisas boas acontecendo”, disse ele. “Se eu disser agora, do jeito que minha sorte está indo, tudo vai dar errado… Apenas me dê um mês para que eu possa bloquear antes de contar a todos.”
“Eu só quero empurrar trabalhar, trabalhar, trabalhar. Eu quero me afastar ainda mais da música e começar a me dedicar mais à atuação.”
Ainda assim, a música não estava completamente fora dos planos de 2Pac, já que ele também falou sobre querer se desenvolver como artista e fazer músicas mais “provocadoras”, admitindo que “All Eyez On Me” – sua estreia na Death Row Records de Suge Knight e o último álbum lançado em sua vida – foi alimentado por “emoções”.
“O álbum que saiu agora é apenas minhas emoções, é emocionante, mas não é instigante”, acrescentou. “Quero fazer um trabalho instigante com minha música, e posso fazer isso se estiver trabalhando nos filmes porque cresço e aprendo mais coisas e tenho mais sobre o que falar”.
“Se você está preso e sendo perseguido pela polícia, é como se eu não tivesse saído do quarteirão porque ainda estou falando sobre as mesmas coisas, então a música reflete isso. Primeiro, preciso sair do ambiente e depois tenho outras coisas sobre as quais escrever.”
Em outra parte da entrevista, 2Pac mostrou ainda mais sua personalidade cativante e autoconsciência astuta ao falar sobre sua personalidade de gêmeos, falhando aos olhos do público e aprendendo com seus erros e seu desejo de subverter as expectativas e “sair dos limites”.
“As pessoas podem dizer: ‘Não faça isso, não faça aquilo’. Mas todo o meu estado de espírito é: se nunca sairmos dos limites, nunca mudaremos nada, nunca começaremos nada, nunca começaremos nada”, disse ele. “Vamos continuar falando sobre as pessoas que fizeram isso uma vez e nos disseram para não sairmos dos limites. É como dizer a Cristóvão Colombo que o mundo é plano.”
“Estou fazendo a mesma coisa. Eles estão me dizendo: ‘Você não pode fazer isso, você só pode fazer rap. E se você faz rap, só pode fazer rap sobre isso. Você não pode atuar e, se atuar, só poderá fazer os filmes negros. Você não pode ser um artista ou uma celebridade e sair parado. Você não pode ser um artista e ainda se divertir e ainda ser verdadeiro‘”.
Ele continuou: “Não gosto disso, então tento ir além dos limites – às vezes é eficaz e positivo; às vezes é negativo e explode na minha cara.”
Tragicamente, não muito depois da entrevista, 2Pac foi baleado quatro vezes em um drive-by em Las Vegas após a luta entre Mike Tyson e Bruce Seldon. Ele morreu seis dias depois, após sucumbir aos ferimentos no hospital.
Seu assassinato permanece sem solução, embora vários suspeitos tenham sido identificados e teorias tenham sido levantadas.