“Não é só a parte artística, é transformação, é não deixar que a história se perca.”, diz Marcello Gugu.
Conversamos com o rapper e poeta Marcello Gugu, sobre seus projetos: Infinit Class, sua grande escola a Batalha do Santa Cruz e sobre seu novo disco “Azul Índigo”, previsto para 2016.
Com um ar totalmente descontraído, lá pelos lados da Zona Sul de São Paulo, cercado de arte, música e simpatia, é que começamos um bate papo com Marcello Gugu, rapper que começou seu trabalho com o sonho não de mudar o mundo, mais de ajudar a transformá-lo em um lugar melhor.
Com a intenção de dividir conhecimento e história com adolescentes da cidade de São Paulo, que Gugu deu início ao Infinit Class. Uma mistura de RAP com história. Começando lá na era das cavernas, passando pelo Apartheid, e chegando aos tempos de hoje, Gugu conta a adolescentes de escolas privadas e públicas de São Paulo, o que é realmente o RAP e todas as suas vertentes, suas raízes. Além das escolas, Gugu também conseguiu chegar com o Infinit Class a jovens residentes de uma fundação para menores infratores localizada na região central de São Paulo.
Gugu sabe que seu público dentro do projeto Infinit Class é bem diversificado, atendendo realidades e histórias distintas, porém seu objetivo é agregar o máximo possível de história e arte na cabeça desses jovens, mostrando que o RAP vai muito além da música, que ele tem a ver com gente, com sentimento, compaixão e com tempo.
Saiba mais sobre os projetos de Marcello Gugu:
– BATALHA DO SANTA CRUZ
Com 9 anos de existência, e uma enorme importância a todos os envolvidos a Batalha do Santa Cruz é o marco do Rap Nacional. O que começou pequeno, hoje tem proporções gigantescas e a cada ano que passa deixa um legado ainda maior a todos os seus participantes. Ensinando sempre, a Batalha teve uma grande importância na vida de Gugu, ela foi sua grande escola, ensinando não só o rapper, mais a todos ligados a cultura Hip Hop, mostrando que é necessário aprender com as diferenças e tirar grandes lições de tudo que acontece.
– ATÉ QUE ENFIM GUGU
Depois de 3 anos de produção, chegou nas ruas em junho de 2013 a 1ª mixtape de Marcello Gugu, nomeado de “Até Que Enfim Gugu”. Contando com 17 faixas, e algumas faixas bônus, a mixtape retrata uma fase de amadurecimento do rapper, refletindo em suas letras, momentos vividos, experiências, recordações. No último dia dos namorados (12/06/2015) Gugu lançou o tão esperado clipe de ‘Indireta’, a trilha sonora de muitos “casais de metrô”.
– AZUL ÍNDIGO
Com uma pegada diferente do que foi visto em “Até Que Enfim Gugu”, o próximo disco do Mc mistura momentos de transições e mudanças, algo que desmistifique conceitos. O nome desse novo projeto tem a ver com o esoterismo, o azul índigo retrata crianças nascidas após a década de 80 e que tem como palavra chave a transformação. Com uma nova perspectiva de vida e novas inspirações, o azul índigo influência toda a formação de uma nova classe de seres pensantes e atuantes, transformando o mundo assim, talvez, em um lugar melhor. “Azul Índigo” de Marcello Gugu ainda não tem previsão de lançamento, mais com certeza podemos esperar muitas novidades e um novo Gugu após o fim do ciclo de Até Que Enfim!