sexta-feira, novembro 22, 2024

Últimos Posts

Emicida e Drik Barbosa fazem alerta sobre o trabalho infantil no Brasil em “Sementes”

Entende-se por trabalho infantil as atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional. O Brasil se encontra num estado de morbidez em que as pessoas parecem não se impressionar mais com números. Mas lá vai: existem 2,4 milhões de crianças e adolescentes no país em situação de trabalho proibido. Com a chegada de 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho InfantilEmicida adiciona poesia ao tema com o intuito de sensibilizar, conscientizar e propor mudança neste cenário. Ele faz isso por meio da música “Sementes”, que tem a participação de Drik Barbosa.

Na música, o artista compara as crianças com sementes em desenvolvimento (e lembra que ambas não devem sofrer pressão no seu processo de florescimento).

Ele canta: “é muito triste, muito cedo, é muito covarde / cortar infâncias pela metade / pra ser um adulto sem tumulto, não existe atalho / em resumo, crianças não têm trabalho”.

A gente vive um momento em que é necessário falar sobre a problemática da Covid-19 nas periferias. Isso é urgente. A persistente falta de atenção dada ao trabalho infantil, algo que vem bem antes dessa pandemia surgir, se agrava ainda mais neste período, que deveria ser de paralisação e isolamento, mas resulta no inverso: mais crianças sendo empurradas para uma situação de trabalho desumano”, diz Emicida.

A letra de “Sementes” passa por tópicos alarmantes sobre a realidade do trabalho infantil no Brasil. No trecho em que Drik Barbosa diz que o trabalho infantil tem cor e endereço, ela se refere ao fato de que o número de crianças e adolescentes negros nessa atividade é maior do que o de não de negros (1,4 milhão e 1,1 milhão, respectivamente). A voz da artista também versa sobre uma menina que, aos 8 anos de idade, limpa casa de família em troca de comida. Nesse caso, ela aponta para a triste realidade de que, quando se trata de trabalho infantil doméstico, as meninas são a maioria (94,2%).

Sementes” ganhou um videoclipe que intercala animações com imagens de Emicida e Drik Barbosa. A faixa faz parte de uma campanha contra o trabalho infantil idealizada pelo MPT – Ministério Público do Trabalho, pela OIT – Organização Internacional do Trabalho e pela TST – Justiça do Trabalho e pelo FNPETI – Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, confira abaixo.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca