Eminem será introduzido no Hall da Fama do Rock, eleito para o hall em seu primeiro ano de elegibilidade e se tornando o 20º artista de Detroit consagrado nos 36 anos de história da instituição.
O rapper de Detroit é o segundo artista solo de hip-hop a entrar no hall da fama em vida, seguindo Jay-Z no ano passado.
A turma de 2022 do rock hall foi revelada na manhã de quarta-feira. Eminem será acompanhado por Pat Benatar, Duran Duran, Eurythmics, Dolly Parton, Carly Simon e o artista de longa data da Motown Records, Lionel Richie.
A cerimônia do Hall da Fama do Rock será realizada no dia 5 de novembro no Microsoft Theater de Los Angeles. O show será exibido posteriormente no streaming HBO e HBO Max.
O feito de Eminem no hall da fama se junta a uma longa lista de elogios para a estrela de 49 anos, incluindo 15 Grammys, 17 Billboard Music Awards, um par de álbuns que vendem diamantes, um Oscar e inúmeras citações de “melhor rapper”.
Os sete indicados revelados na quarta-feira foram selecionados de uma lista de 17 indicados anunciados em fevereiro. Os finalistas foram selecionados por mais de 1.000 artistas, historiadores e outros profissionais da música, combinados com votação do público.
O álbum de estreia de Eminem, “Infinite”, foi lançado em novembro de 1996, quando ele era uma figura pouco conhecida na cena hip-hop de Detroit. Esse lançamento indie – gravado em um estúdio obscuro da 8 Mile Road e lançado em 500 cassetes e 500 LPs – veio três anos antes de Eminem quebrar globalmente com “The Slim Shady LP” na Interscope Records.
“Infinite” foi uma amostra inicial das habilidades de rap de Eminem, de rima interna e abordagem de confronto, mas desnudando a alma. Ele foi seguido por álbuns de sucesso como “The Slim Shady LP”, “The Marshall Mathers LP” e “The Eminem Show”, que o ajudaram a se tornar o artista mais vendido nos EUA na primeira década dos anos 2000.
Eminem é o sétimo ato de hip-hop introduzido no Hall da Fama do Rock, seguindo o falecido Notorious BIG e grupos como Run-DMC e N.W.A.
O Hall da Fama do Rock incorporou a votação dos fãs nos últimos anos, embora, como muitos dos procedimentos bem guardados da instituição, seu peso na contagem final seja obscuro. Duran Duran liderou a votação dos fãs deste ano com cerca de 935.000 votos, seguido por Eminem (684.000), Pat Benatar (631.000), Eurythmics (442.000) e Dolly Parton (334.000).
Eminem aparecerá para as festividades do Hall da Fama do Rock? Isso saberemos em breve. O show normalmente apresenta um discurso de homenagem, uma performance para cada indicado, seguido por uma jam em grupo no final do show.
Vale a pena ressaltar que Eminem é um artista que não gosta muito de aparições públicas. Ele até pulou seu próprio triunfo no Oscar em 2003, quando “Lose Yourself” (de “8 Mile”) levou o Oscar de melhor canção original.