“Saber falar inglês já não é mais um diferencial. Tornou-se uma obrigação, seja para quem mora nos Estados Unidos, e precisa melhorar sua comunicação diária ou para quem está no Brasil e deseja aumentar suas chances de uma colocação profissional”, afirma o empresário.
Paulo Amazonas é carioca de Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, e foi criado entre os jovens carentes da comunidade. Hoje vive nos Estados Unidos e tem consciência que o inglês abre fronteiras e muda a vida das pessoas, tal qual mudou a vida dele.
A parceria com a organização sem fins lucrativos Gerando Falcões (“GF”) começou em fevereiro de 2022, com o objetivo de preparar os colaboradores da ONG no Brasil com base no inglês, e capacitar os 10 principais líderes comunitários que mais se destacaram em 2021.
A partir do sucesso do projeto, o próximo passo é chegar nas mais de 4 mil comunidades onde a “GF” tem projetos de capacitação e cursos profissionalizantes, atendendo moradores de periferias brasileiras.
Muitos brasileiros que são imigrantes nos Estados Unidos, por não falarem inglês, se isolam nas comunidades brasileiras e deixam de aproveitar as oportunidades que o país pode oferecer. Paulo se dedica ao ensino do inglês há mais de 30 anos e a partir desta percepção ele fundou a Global Amazon School, uma escola americana exclusiva para brasileiros nos EUA, brasileiros em qualquer parte do mundo e a executivos de grandes empresas e multinacionais no Brasil.
Mas isto não acontece só exterior, ele conhece a dor de pessoas de muitos brasileiros que já perderam oportunidades de emprego por não falarem inglês; que já passaram por constrangimentos por não entenderem o idioma; que se sentem inferiores por precisarem de intérpretes e daquelas que se limitam ao viajar ou fazer negócios por precisarem se comunicar em inglês, mas não conseguirem.
O empresário quer inspirar os jovens moradores da favela porque acredita que, com oportunidades, jovens do subúrbio como ele, podem vencer e mudar a sua vida, da família e da sua comunidade.
Paulo tem se dedicado ao empreendedorismo social para criar ferramentas que viabilizem oportunidades para acompanhar e capacitar os interessados por meio das aulas de inglês.
A parceria com a Gerando Falcões oferece bolsas de estudo de inglês para jovens e tem identificado vários talentos entre os alunos que, no futuro, podem ser treinados para serem os professores parceiros dentro das comunidades.
E esta é uma das missões do Paulo Amazonas, conscientizar estes brasileiros de que suas oportunidades podem ser bastante potencializadas e que muitas portas podem ser abertas para ter melhores chances de emprego e empreender a partir da fluência no inglês.
Atualmente tem parcerias para ensinar Inglês para ONGs como Gerando Falcões, Embaixadores da Educação, Abraço Campeão no Complexo do Alemão, The Global Education (Apoio a imigrantes brasileiros nos EUA) e com Ministério CIAM (Centro Internacional de Adoração e Missões) do Pastor Alexandre Macedo.
Paulo Amazonas é fundador e CEO da Global Amazon School, uma escola americana exclusiva para brasileiros nos EUA e a executivos de grandes empresas e multinacionais no Brasil. Em 2021, iniciou o projeto de expansão on line da Global Amazon com a audaciosa missão de transformá-la na maior rede de escolas de inglês do Brasil, ainda nesta década.