2014 chegou ao fim e nós do ZonaSuburbana selecionamos 25 projetos que na nossa opinião se destacaram; são álbuns/mixtapes/EP’s lançados no Brasil.
Muitos artistas da cena rap estão otimistas em relação ao ano de 2015. O futuro do rap está aí. Qual o motivo de tanta positividade? Os últimos eventos deste ano dão alguns sinais: Encontro de Hip Hop de São Paulo; Festival SP Rap; show de lançamento do CD ‘Cores e Valores’, dos Racionais MC’s; tarde de autógrafo do disco ‘A Fantástica Fábrica de Cadáver’, do rapper Eduardo, no centro de São Paulo. Mas não podemos ficar olhando apenas para o final do ano.
Discos importantes para a cena rap apresentaram rimas que vão do protesto ao clima de balada. Como sempre, o ZonaSuburbana não ficou de fora, sempre deixou o internauta atualizado quase que em tempo real, disco após disco.
Não poderiamos deixar de lembrar, pois foram mais de 70 projetos lançados, aqui no ZonaSuburbana, confira ao lado os discos que não entraram em nossa lista dos 25 melhores, mas que são fundamentais para explicar o ano de 2014 e toda criação que serviu de estrutura para o rap brasileiro entrar em 2015 pensando em mais conquistas, espaços e sucesso.
Não é preciso ser um especialista em hip hop para saber que o ano de 2014 trouxe muitas coisas diferentes para o rap brasileiro. Documentários, produções de eventos, videoclipes, shows com participações de artistas internacionais, e muitos, muitos lançamentos.
Durante este ano, o ZonaSuburbana divulgou – muitas vezes em primeira mão – mixtapes, CDs, EPs de diferentes estilos, do pop ao alternativo. Acompanhamos de perto a repercussão de cada trabalho na cena rap. Dessa forma, criamos uma comissão para selecionar os 25 melhores trabalhos de 2014.
Obviamente, muitos ficaram de fora. Por isso, caso tenha algum que você ache que deveria estar na lista, diga nos comentários!
Abaixo, você pode conferir a lista do ZonaSuburbana e fazer sua escolha. Destes 25 lançamentos, qual você acha que deve estar em primeiro lugar?
A votação está aberta! Até 25 de janeiro você pode votar:
Texto: Dj Cortecertu
Arte: FokinhaArtWorx/FamilyArtBrCrew