A partir da multiplicidade de facetas que compõem a comunidade preta, a Boogie Week desenhou uma programação completa para a sua edição de estreia. Entre os dias 2 e 5 de dezembro, o evento proposto pela produtora Boogie Naipe celebra a potência cultural através de encontros entre o público e mentes pretas expoentes em diferentes segmentos. Mesclando painéis de debates sobre arte, moda, ativismo, gastronomia e economia com shows e duelos de MC’s, o evento reúne nomes como Leci Brandão, Rico Dalasam, Mc Dricka, Nina Silva, Anelis Assumpção, entre outros, de forma online e gratuita, pelo canal de YouTube da Boogie Naipe (acompanhe aqui).
Distribuída ao longo de quatro dias, a programação intercala apresentações lideradas por Aretha Sadick, Magá Moura, Nataly Nery, Rap Falando e painéis com inserções artísticas, finalizando cada dia com um pocket show. Assim, contempla a pluralidade de temáticas recorrentes na comunidade preta. “Eu comecei a pensar na Boogie Week em 2014, porque passei a frequentar muitos festivais e notei que eles não me contemplavam por completo, sempre ficava algo no ar, sentia falta de algum diálogo, uma chegada, um acolhimento”, explica Eliane Dias sobre os primeiros ensaios que motivaram a composição do evento, hoje, feito a muitas mãos. “A cultura preta é feita de carinho, acessibilidade, sorrisos, cores, cabelos, cheiros e tantas outras coisas. Eu queria uma festa, aquela que a gente faz na nossa casa”, completa.
Uma vez pensado, o conceito tomou forma refletindo a pluralidade da equipe em cada momento do evento. “Estou com pessoas maravilhosas, é um trabalho que está sendo feito com muito carinho, respeito e amor. Trago comigo um time muito diverso, plural e majoritariamente feminino nos cargos de lideranças e técnicos, sempre na ideia de garantir que todos se sintam representados”, explica a empresária e advogada, que ao lado de Kaire Jorge e Domênica, é porta-voz do evento.
Com transmissão das 17h55 às 21h10, via YouTube direto do Studio Curva, a Boogie Week faz a sua estreia como um ato de resistência, para provar que a cultura preta está em tudo, na música, na culinária, na ancestralidade, nas finanças, na inovação – tudo isso faz parte desta tecnologia do povo preto.
O evento é fomentado pelo patrocínio master do YouTube Music, seguido da conta digital Neon e da Budweiser. Além de trazer como apoiadores o Meu DNA, a Salon Line e a Agência Gana, com a parceria do Hotel Selina.
Confira a programação completa abaixo:
2 de dezembro (quinta-feira)
Com apresentação de Aretha Sadick se apresentam:
Anelis Assumpção
Performance de Kaê Guajajara
On! HUB & Samba rock cultural
Negres: o visual é ancestral, com Hanayrá Negreiro e Roger Ramos
Cia Crespos apresentando: Dois garotos que se afastaram demais do sol
NOSSO AJEUM: tabuleiros de partilha e resistência, com Sueide Kintê e Edson Leite
Encerramento com show Leci Brandão
3 de dezembro (sexta-feira)
Com apresentação de Magá Moura se apresentam:
Lys Ventura
Batekoo
Ela é Tech, Ela é Pop, Ela é Digital com Sil Bahia e Dandara Pagu
Áfricamente: o que sei me cura com João Marques e Chavoso da USP
Stand Up Comedy com Jacy Lima
Encerramento com show de Rico Dalasam
4 de dezembro (sábado)
Com apresentação de Nataly Nery se apresentam:
DJ Marky
Jonathan Ferr
Larissa Luz
MC Dricka
5 de dezembro (domingo)
Com apresentação de RAP Falando se apresentam:
DJ SET com Erick Jay
Budah
Performance de Afrobapho
Show de Yunk Vino + Duquesa + Danzo
Duelo de MC’s Especial com Winnit (SP) + Bixarte (PB) + Kaemy (GO) + Alice Gorete (AL) + Black (BA) + Vinícius ZN (PE) + Douglas Din (MG) + Big Mike (SP), apresentação de Max Bo e do DJ Tayan com júri de Clara Lima e Mamuti.
Encerramento