Fabiana Cozza e Rael estão no Estação Livre desta sexta-feira (17/11), que celebra o Dia da Consciência Negra numa edição especial. Cris Guterres também recebe a codeputada e ativista do Movimento Negro Unificado Simone Nascimento e o jornalista e apresentador Manoel Soares. No ar às 22h, na TV Cultura.
Semanalmente, o Estação discute a negritude e assuntos diversos sob a perspectiva do povo preto, trazendo para o debate diferentes aspectos da pauta antirracista. E, nesta edição, celebra a potência da música, imprensa e arte negra. “Eu aprendi a fazer jornalismo com Racionais, com MV Bill, porque quando você ouve ‘Um Homem na Estrada’, ‘Soldado do Morro’, você está ouvindo uma narrativa jornalística”, conta Manoel Soares.
Fabiana Cozza apresenta, acompanhada do cavaquinhista Henrique Araújo, sucessos do samba e músicas de seu novo trabalho que acaba de ser lançado: “Urucungo”. Enquanto Rael, ao lado de sua banca, mostra seu novo single, “Vem com Tudo”, e sucessos já consagrados de sua carreira.
Nas reportagens, o público confere os 190 anos da imprensa negra no Brasil, completos em 2023. Além dos 50 anos do Hip Hop, gênero que nasceu no Bronx, em Nova Iorque, e, no Brasil ganhou força em São Paulo. Rumo ao final, tem a reportagem sobre a exposição “Pequenas Áfricas”, em cartaz no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, contando desde a origem do samba no Rio de Janeiro até os reflexos do ritmo na formação do Brasil pós-abolição.