Em solidariedade às famílias atingidas pelas fortes chuvas que inundaram a Baixada Fluminense nas últimas semanas, o #estudeofunk vai realizar o “Mete Marcha pela Baixada”, no próximo sábado, dia 9, às 17h, no hub criativo na Fundição Progresso.
O evento vai começar com debate sobre o tema do racismo ambiental, comandado pelo filósofo e coordenador do #estudeofunk, Emerson Facão, e terá performances musicais de vários artistas, muitos deles moradores das áreas atingidas. Entre os destaques, nomes como Cesanne, Oly, Papo de Crioulo, Jhaisy, MC Leandrynho, MC Gutt Original, Larissa, Havanna, Victor Telles, Moreno do Brooklin e Lizzie, que estão na nova temporada do projeto de aceleração artística. A entrada será 1 quilo de alimento não perecível (mínimo).
A iniciativa é de integrantes do elenco da nova temporada do programa. “A ideia surgiu da conexão que existe entre os artistas e a favela, que passa por tempos difíceis. Vimos amigos e entes queridos perdendo móveis que lutaram para conquistar e o direito à moradia. Ninguém melhor do que um igual para conversar com esse público sobre a conscientização do uso do nosso espaço e a negligência que acontece na Baixada e na cidade. Há pessoas que já se acostumaram, criaram meios de sobrevivência, porque a favela resiste, mas quantos de nós vão morrer até que as autoridades percebam sua ausência? Há algo estrutural, que estamos lutando para derrubar há séculos, e a única ferramenta que eles nunca vão nos tirar é o conjunto da voz, corpo e a arte em forma de revolta e luta”, afirma Lucca Liax, artista do #estudeofunk e organizador do “Mete Marcha pela Baixada”.
Sobre a nova temporada: O #estudeofunk é um programa de aceleração artística que fomenta a cultura do funk carioca e profissionaliza artistas da nova cena musical e acaba de iniciar uma nova fase, desenvolvendo um formato de residência continuada.
O projeto tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e Programa Olhos D’água – Rede Nacional das Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei nº 12.343 de 02/12/2010.
A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil. Batizada de “Mete Marcha – Encontros, Conexões e Processos Avançados de Criação”, a nova temporada vai oferecer encontros para os participantes com o objetivo de aprofundar processos criativos e apostar em novos lançamentos.
Serviço:
“Mete Marcha pela Baixada”
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa – RJ
Entrada: 1 quilo de alimento
Horário: 17h