O #estudeofunk lança no dia 19 de julho o EP “#estudeofunk convida Juste Shani”, com a rapper francesa que participou de song camp com os artistas do programa, em parceria com a Aliança Francesa. Ela desenvolveu, ao lado de seus músicos Ben e MNK, um repertório de quatro músicas com MC Lizzie, o beatmaker Ardo, MC Gut, MC Jhaisy, DJ Kalu, Krika e Wes, artistas do #estudeofunk.
Shani passou três dias no hub do programa, na Fundição Progresso, em uma troca de experiências com a qual teve grande identificação: “Na França, me beneficiei de programas semelhantes para me ajudar a iniciar minha carreira. Acho ótimo que jovens artistas tenham acesso a um local tão profissional para desenvolver sua arte”, afirma Shani.
Referências da cultura urbana francesa e carioca estão no EP
Shani mistura influências que vão do reggaeton até o funk carioca. Foi finalista do prêmio Buzz Booster 2021, vencedora do tour RADAR 2022 e do dispositivo Rappeuses en Liberté 2022. Além disso, em 2023, lançou a música “Joga Bonito”, uma celebração da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2023, demonstrando sua paixão pelo esporte e pela música.
Ela conta que o song camp foi intenso e de boas energias: “Mesmo sem nos conhecer anteriormente, conseguimos criar uma grande conexão em apenas duas tardes. Pessoalmente, foi um grande desafio para mim escrever em tão pouco tempo e graças a esta experiência, aprendi a criar mais rapidamente e a utilizar a energia do momento”, comenta.
Além das músicas “Melodia de bandida”, “Bonjour”, “Do it better” e “Merci au revoir”, o lançamento traz também clipes com cenas gravadas durante os encontros. Com beats e mensagens sensuais cantadas em português, francês e inglês, as músicas falam do encontro entre o funk carioca e o rap francês, e brincam com a chegada de Shani ao baile funk. O destaque é “Melodia de Bandida”, parceria com Krika e Mc Lizzie, que traz o estilo black girl power. “Da França pro Santo Amaro”, como diz a letra, as conexões culturais entre França e Brasil são explicitadas tanto na mistura das batidas, do funk carioca e do eletrônico das pistas europeias, quanto no canto, quando português e francês se encaixam com perfeição, como se a mensagem fosse passada numa língua única. Ouça “#estudeofunk convida Juste Shani” nas plataformas digitais.