No mês da Consciência Negra, Brasília ganha um novo projeto para discutir os processos criativos de mulheres negras na arte urbana brasileira. Nos dias 23 e 24 de novembro, grandes representantes femininas da cultura urbana e do hip hop do DF e do Brasil se reúnem no Espaço Cultural Canteiro Central e na Arena Conexões do Estádio Nacional para a realização do projeto Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua.
Com entrada franca mediante doação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis, o projeto apresenta duas oficinas sob os temas de empoderamento feminino com Vera Veronika e técnicas de DJ para mulheres com as DJs Donna e Simmone Lasdenas; um aulão de dancehall com Carolina Mercado; e uma noite de discotecagens, graffite ao vivo e shows que reúnem importantes DJs, MCs, b-girls e grafiteiras representantes do cenário de arte urbana feminino no Brasil.
Enquanto as oficinas ganham o Espaço Cultural Canteiro Central no dia 23; os shows acontecem no Estádio Nacional, dia 24. Por lá, a grande atração da noite é o projeto paulistano Rimas & Melodias, que reúne os novos nomes femininos da cultura rap nacional: Tássia Reis, Drik Barbosa, Tatiana Bispo, Karol de Souza, Stefanie, Alt Niss e DJ Mayra Maldjian.
O show tem base no disco homônimo, que marca a estreia deste coletivo brasileiro de rap e R&B, celebrando as origens de cada uma das artistas, desde ancestralidade e espiritualidade até memórias de infância e referências musicais herdadas da família. Além do Rimas & Melodias, se apresentam as DJs Donna (DF), Janna (DF), Simmone Lasdenas (SP) e K-Mina (SP). O projeto conta, ainda, com grafitte ao vivo apresentado pela artista urbana Siren (DF), e o desfile da marca brasiliense Nega do Pixain.
Promovido e gerido por mulheres negras, o projeto Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua orgulha-se em contar apenas com artistas do gênero feminino em sua programação. O projeto promete reunir gerações de mulheres empoderadas em torno dos sons e das manifestações artísticas que inspiram minas ao redor de todo o mundo. Serão dois dias para se refletir sobre o importante papel da mulher negra na arte que vem das ruas dos grandes centros urbanos brasileiros.
Confira a programação completa:
23/11/2017
Oficina de Discotecagem para Mulheres, com as DJs Donna e Simmone Lasdenas
Oficina de Discotecagem voltada exclusivamente para o público feminino, sob o comando de DJs mulheres da maior importância para a cultura urbana em Brasília e São Paulo.
DJs Donna e Simmone Lasdenas
Local: Espaço Cultural Canteiro Central
Horário: Turma I – 9h às 13h; Turma II – 14h às 18h
20 vagas
*5 vagas exclusivas para pessoas com deficiência
Inscrições: [email protected]
Oficina de Empoderamento feminino: Mulheres Donas de Si, com Vera Verônika
Uma oficina que visa trazer novas abordagens à auto estima e ao reconhecimento pessoal por parte de mulheres negras, sob a batuta de Vera Veronika, primeira rapper mulher do DF, pioneira em causas de grande importância no debate do feminismo negro.
Local: Espaço Cultural Canteiro Central
Horário: 19h às 21h
40 vagas
Inscrições: [email protected]
24/11/2017
Aulão de Dancehall com Carolina Mercado
O Dancehall é uma dança urbana nascida na Jamaica. Uma dança que celebra a vida, a liberdade, a autenticidade. O Aulão de Dancehall tem o objetivo de difundir a cultura afro-jamaicana em Brasília, e busca nas alunas a liberdade necessária para imprimir no movimento a sua personalidade e espontaneidade.
Local: Arena Conexões – Estádio Nacional
Horário: 20h
Vagas ilimitadas
Inscrições: [email protected]
Apresentações Musicais
Local: Arena Conexões – Estádio Nacional
Horário: 20h às 04h
DJ Donna (DF)
DJ Janna (DF)
DJ Simmone Lasdenas (SP)
DJ K-Mina (SP)
Rimas & Melodias (SP) – Projeto formado por mulheres que compõem o novo cenário do rap nacional: Tássia Reis, Drik Barbosa, Tatiana Bispo, Karol de Souza, Stefanie, Alt Niss e DJ Mayra Maldjian
Grafitte ao vivo com Siren (DF)
Desfile Nega do Pixain (DF)
Serviço – Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua
Data: 23 e 24 de novembro de 2017
Locais: Espaço Cultural Canteiro Central (Oficinas) e a Arena Conexões – Museu Nacional (Shows)
ENTRADA FRANCA (mediante doação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis)
Inscrições nas oficinas através do e-mail [email protected]