A Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, promove atividades gratuitas do Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade entre 27 de outubro e 6 de dezembro
A Oficina Cultural Alfredo Volpi promove, entre 27 de outubro e 6 de dezembro, o Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade: A Arte da Periferia & Cultura Popular, com oficinas gratuitas de grafite e stencil, danças afro-brasileiras, entre outras. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na própria unidade. A programação completa da Oficina Cultural Alfredo Volpi – unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.
Nesse Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, a Oficina Cultural Alfredo Volpi apresenta dois núcleos sequenciados – A Arte da Periferia e Cultura Popular. A programação conta com uma série de atividades que promoverão uma troca de experiências entre tais expressões artístico-culturais, originárias de diferentes épocas e contextos, que estão presentes e se inter-relacionam no cotidiano da metrópole.
Entre 27 de outubro e 24 de novembro, a unidade promove a OFICINA DE GRAFITE E STENCIL, coordenada pelo artista plástico e grafiteiro Renato Ursine. A proposta da atividade é partir do desenho em papel para chegar aos diferentes estilos e técnicas de grafite e stencil, aplicados em spray sobre chapas de compensado. No dia 27 de novembro, uma exposição dos trabalhos será montada na unidade.
A OFICINA DE DANÇA DE RUA acontece entre 30 de outubro e 25 de novembro. Coordenada pelo coreógrafo e arte-educador Dudu Matos, a atividade oferece uma iniciação à dança de rua da cultura Hip Hop, desenvolvendo habilidades individuais e incentivando o trabalho coletivo na criação de coreografias.
A OFICINA DE DJ coordenada pelo DJ Fhak, acontece entre 28 de outubro e 25 de novembro na unidade. Por meio da prática, a oficina proporcionará uma introdução à atividade do DJ. Os participantes serão orientados na montagem básica dos equipamentos e nas técnicas fundamentais de mixagem utilizadas na discotecagem. E no dia 27 de novembro, à partir das 15h, acontecem as apresentações dos resultados das atividades do núcleo “A Arte da Periferia”: apresentação dos participantes das oficinas de dança de rua e DJ, e abertura da exposição dos trabalhos da oficina de grafite e stencil. A entrada é franca.
A OFICINA DE PERCUSSÃO POPULAR, que acontece entre 11 de novembro e 4 de dezembro, tem como objetivo levar ao conhecimento dos participantes o universo rítmico de manifestações populares e de raízes afro-brasileiras, como tambor de crioula, samba de roda e jongo. A atividade será coordenada por Bob, percussionista, capoeirista, e diretor musical do Grupo Batakerê.
Coordenada pela coreógrafa, arte-educadora e dançarina dos grupos Batakerê e Cangarussu, Kelly Santos, a OFICINA DE DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS fará uma abordagem de danças brasileiras de matriz africana, como jongo, batuque de umbigada, samba de roda, dança afro e tambor de crioula. As aulas serão integradas com jogos corporais e exercícios de consciência corporal que estabeleçam relações com o outro, com o espaço e com o tempo, explorando as várias possibilidades dos movimentos individuais e coletivos. A atividade acontece entre 5 de novembro e 3 de dezembro.
A OFICINA DE BONECOS GIGANTES: SERES FANTÁSTICOS DO BRASIL acontece entre 6 de novembro e 4 de dezembro, em parceria com o Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes, e o Programa VAI 2 da Prefeitura de São Paulo. Coordenados por Jefferson Cristino, os participantes confeccionarão bonecos gigantes com materiais recicláveis e papietagem, dando forma aos personagens fantásticos que habitam o imaginário popular brasileiro. Cristino é artista visual, arte-educador e diretor Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes, grupo de pesquisa e valorização da cultura popular paulista que confecciona Bonecos de Rua e estuda ritmos com foco principal no samba de bumbo.
Fechando o ciclo, no dia 6 de dezembro, acontece o ENCONTRO DE CULTURA POPULAR, com apresentações dos participantes das oficinas de percussão popular e danças afro-brasileiras, e o cortejo de bonecos gigantes, às 17h, uma intervenção do Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes, às 19h, e uma apresentação do Grupo Batakerê – Ritmos e Danças, às 19h30. A entrada é franca.
Serviço:
Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade:
A Arte da Periferia & Cultura Popular
NÚCLEO 1: A ARTE DA PERIFERIA
► OFICINA DE GRAFITE E STENCIL
Coordenação: Renato Ursine
27/10 a 24/11 – segundas e quartas-feiras – 14h30 às 17h
Público: estudantes de artes visuais e interessados com conhecimento em desenho, a
partir de 13 anos
Inscrições: 7 a 22/10
Seleção: carta de interesse e desenho de tema livre
12 vagas
► OFICINA DE DANÇA DE RUA
Coordenação: Dudu Matos
30/10 a 25/11 – terças e quintas-feiras – 14h30 às 17h
Público: dançarinos, estudantes de dança e demais interessados a partir de 13 anos
inscrições: 1 a 22/10
Seleção: aula aberta (28/10 – terça-feira – 14h30 às 17h)
20 vagas
► OFICINA DE DJ
Coordenação: DJ Fhak
28/10 a 25/11 – terças e quintas-feiras – 14h30 às 17h
Público: interessados a partir de 13 anos
Inscrições: 1 a 22/10
Seleção: carta de interesse
12 vagas
► ENCONTRO DE CULTURA DA PERIFERIA
27/11 – quinta-feira – 15h
Classificação: livre
30 lugares
NÚCLEO 2: CULTURA POPULAR
► OFICINA DE PERCUSSÃO POPULAR
Coordenação: Bob
11/11 a 4/12 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7 a 14/10
Seleção: carta de interesse
15 vagas
► OFICINA DE DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS
Coordenação: Kelly Santos
5/11 a 3/12 – segundas e quartas-feiras – 19h às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7/10 a 1/11
Seleção: aula aberta (3/11 – segunda-feira – 19h às 21h30)
20 vagas
► OFICINA DE BONECOS GIGANTES: SERES FANTÁSTICOS DO BRASIL
Coordenação: Jefferson Cristino
6/11 a 4/12 – terças e quintas-feiras – 19h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7/10 a 5/11
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
► ENCONTRO DE CULTURA POPULAR
6/12 – sábado
Classificação: 16 anos
Programa:
17h: Resultado das oficinas do Núcleo de Cultura Popular
19h: Intervenção do Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes
19h30: Apresentação do Grupo Batakerê – Ritmos e Danças
Informações:
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – Cep: 08210-090
Contato: (11) 2205-5180 | [email protected]
Funcionamento: terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h
Durante o mês de Agosto a Outubro: segundas das 13h às 22h
Inscrições – Programação de Férias: Segunda-feira a sexta-feira das 13h às 22h | Sábados das 10h às 18h Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: www.facebook.com/OficinasCulturais