quinta-feira, novembro 21, 2024

Últimos Posts

Expresso: filme que aborda os desafios de jovens que passaram pela Fundação CASA será exibido em Nova Iorque

Expresso é um filme dirigido por Daniela Machado, artista multidisciplinar, nascida no bairro do Capão Redondo, em São Paulo. Sob a premissa de retratar a história de quatro jovens que passaram pela Fundação Casa e os sentimentos que carregam em suas memórias, o documentário toca em debates sensíveis acerca da pobreza, em um país onde o investimento na juventude é escasso e as opções são poucas. Aclamado pela crítica, o material estreia no New York Brazilian Film Festival, que acontece em Nova Iorque nos dias 08, 09 e 10 de novembro.

Trabalhar com questões íntimas faz parte da identidade de Daniela Machado. Aos 14 anos, a diretora se envolveu com drogas e roubos. Já aos 16 anos, foi para a FEBEM-SP (Fundação do Bem Estar do Menor), atual Fundação CASA, onde passou 7 meses em regime fechado. Foi também na instituição que a diretora teve seu primeiro contato com as artes, através de aulas de teatro, pintura e desenho e conheceu Márcia de Luca, uma das precursoras do yoga no Brasil, que apoiou a sua integração social e financiou os seus estudos.

Desde 2018, Daniela realiza um processo investigativo sobre o período que esteve presa por meio da fotografia, cinema, escrita, desenho e pintura. Fundou a ASP, uma associação sem fins lucrativos, com programas de arte e educação para jovens de comunidades carentes.

Em 2020, a diretora criou o Projeto Expresso, programa de educação de iniciação às artes visuais para jovens que passaram pela Fundação CASA e cumpriram medida socioeducativa em situação de risco e vulnerabilidade social. A ação tem o objetivo de mantê-los longe da criminalidade e do uso de drogas e, também, oferecer ferramentas de integração e inclusão social. No ano de 2023, Daniela recebeu uma Menção Honrosa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo pelo trabalho que realiza com crianças e adolescentes em situação de risco.

Derivado do projeto, o Expresso conta a rotina diária de quatro jovens artistas. MC GH da Capital, Ruby, Marketing Revoada e Anny Ferreira participam do filme, com suas vozes e histórias de desafios enfrentados em suas lutas diárias por mais direitos e serviços.

Fugindo de uma visão romântica, o documentário aborda a dificuldade dos jovens sem condições financeiras adequadas, em um país onde o investimento na juventude é escasso e as opções são poucas. Numa eterna oscilação entre o objetivo e suas memórias, Daniela Machado dá voz a estes jovens, refaz os seus passos, dá luz aos seus sonhos e aborda os desafios diários, seguindo uma linha de conciliação entre os opostos e reforçando a experiência de imersão no mundo destes novos talentos e seu olhar sobre eles.

“O filme, também, busca resgatar a humanidade de seus protagonistas, que é colocada em xeque por questões de ordem econômica e social, tendo uma estigmatização redobrada quando se passa por uma instituição como a Fundação CASA. Diante disso a necessidade de olhar, de escutar, de apoiar, de incentivar esses jovens, que assim como ela tiveram suas vidas atravessadas por um braço do sistema penitenciário brasileiro.”, afirma Daniela Machado.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca