segunda-feira, janeiro 20, 2025

Últimos Posts

Fábrica de Cultura Capão Redondo promove bate-papo e show com Esmeralda Ortiz

A Fábrica de Cultura Capão Redondo – unidade do programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – convidou a escritora, jornalista, compositora e sambista Esmeralda Ortiz para dois bate-papos, nos dias 20 e 21, às 15h, além de um show especial com roda de samba, no dia 22, às 17h.

Durante os debates, Esmeralda, hoje com 34 anos, vai falar sobre seu livro Por que não dancei?, escrito quando ela tinha 21, e que relembra sua difícil história de ex-menina de rua e ex-dependente de drogas na infância e adolescência.

A obra retrata a sua trajetória de superação e construção da autoestima após mudar a sua realidade e a de outros jovens a partir da literatura e da educação. Esmeralda buscou ajuda em uma rede de projetos, saiu das ruas, voltou a ter sonhos e foi trabalhar como arte-educadora na Associação Cidade Escola Aprendiz. Foi então que teve a oportunidade de contar sua história em um livro com a coordenação do jornalista Gilberto Dimenstein.

No dia da roda de samba, 22, Esmeralda apresentará também suas composições feitas no período em que esteve na prisão, com o objetivo de mostrar que a arte pode mudar vidas. Ela realizará a apresentação junto com o Projeto Samba do Tempo do Onça.

Sobre Esmeralda Ortiz: Além da publicação dos livros Porque não Dancei? (2000) e O Diário da Rua (2003), Esmeralda ministra palestras em escolas, centros culturais, centros de reabilitação, entre outros, com o intuito de levar a sua mensagem de superação.

Serviço:
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, S/N
Entrada 2: Rua Algard, 82
Tel: (11) 5822-5240
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 20h
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação
Site: www.fabricasdecultura.org.br

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca