Seria mentira e desnecessário dizer que os dois rappers não compartilhavam de uma boa relação e um tanto colaborativa. Também não podemos esquecer que Joe ficou compreensivelmente arrasado quando Pun morreu em 2000.
Mas, ao longo dos anos, Fat Joe e a esposa de Big Pun, Liza, sempre bateram de frente, é o que Joe diz ser o principal motivo de ele não ter aparecido. No dia da cerimônia, o artista veterano compartilhou seus pensamentos via live e explicou que seus problemas o impediram de ir ao Big Pun Plaza.
“Se você não tem coisas boas a dizer sobre alguém, prefiro não falar”, diz ele no vídeo. “Então eu, eu não podia ir lá, porque tinha gente lá que eu simplesmente não gosto. E eu nunca vou gostar. Então, quando todo mundo me manda um DM ou dizem pequenas coisas, mano, não adianta, eu nunca estarei ao lado dessas pessoas em toda a vida. Na minha vida, tudo que tenho é minha palavra. Minha palavra é minha garantia. Nunca quebrei minha palavra para ninguém. Se eu apertei sua mão e disse que é paz, então é paz. Se eu tiver um problema com você, eu te aviso.”
Embora haja muitas reconciliações na comunidade do rap, especialmente quando alguém morre, Fat Joe foi inflexível afirmando que nunca fará as pazes com a família de Big Pun.
“Não estou ao lado de ninguém”, continuou ele. “Quando você me calunia, eu não posso ficar perto de você. Meus filhos não estão ao seu lado. Nós simplesmente não estamos fazendo isso. Estamos falando sobre o legado do Big Pun, estamos falando sobre enaltecê-lo por 20 anos… Tudo o que fazemos é enaltecer o Pun.”
Joe também afirmou que procurou o filho de Pun, Chris Rivers, que está ocupado tentando construir sua própria carreira no rap.
“Eu sei que posso deixar alguns de vocês loucos, mas isso é por sua conta”, acrescentou ele. “Convidei o filho dele, que faz rap, para vir fazer as partes do Big Pun. Ele recusa. Eu o convidei quando promovemos Pun no Radio City Music Hall, onde todos os rapper estavam lá, mas eles recusaram. Que legal. Eu sei que ele era uma criança quando Pun faleceu e ele sabe o que foi dito a ele. Eu respeito que está tudo bem. Grande, temos que saudar o primeiro e único Grande Pun.”
Mas a irmã de Big Pun, Nicki “Sista Pun” Rodriguez, não estava acreditando na desculpa de Joe nem perdoou nenhum de seus parentes de sangue que optaram por não vir.“F*d*-se!” ela disse em um vídeo do YouTube ao se dirigir a eles. “F*d*-se! F*d*-se e f*d*-se você e os seus. OK? Faça-me um favor. Se alguma vez me ver – não fale comigo. Não diga oi para mim. Nem respire perto de mim porque eu vou te dar uma surra… Para vocês, membros da família que foram capazes, mas escolheram não vir ainda querem usar o nome dele para entrar nos clubes… f*d*-se.”