A partir de um estudo pela cultura do baile funk dos anos 90, FBC dá o primeiro passo nos processos de resgate da época, evidenciando o poder do ‘passinho’ e das músicas de periferia como elemento de transformação social. Prova disso foi o lançamento do disco “Baile” (2021), que estourou Brasil afora e garantiu ao rapper uma notoriedade como um dos mais inventivos de sua geração. Agora, o artista mineiro desengaveta composições criadas antes do último álbum para apresentar o EP “Dias Antes Do Baile”, projeto musical construído ao lado do beatmaker VHOOR e com participações da banda Tuyo e do rapper conterrâneo Abbot. O lançamento já esta disponível nas plataformas streaming de áudio.
O primeiro contorno do EP foi revelado por meio do single “Fofoca”, um lovesong mesclado com pagodão baiano que ocupa a quarta posição na tracklist, e traz a parceria com a banda Tuyo – formada por Lio, Lay e Machado. A relação entre o trio e FBC se desdobrou ainda em uma segunda colaboração, posicionada como quinta faixa do EP e intitulada “Clareou”, que surgiu a partir de um estudo por trás do amapiano, propondo uma mistura sonora de deep house com os baixos do drill. “É vilão” é a terceira canção do disco e traz a participação de Abbot, cria da comunidade Cabana do Pai Tomás (mesma de FBC). Juntos, os artistas resgatam referências do funk dos anos 90 mesclando com o beat “Drill de BH”. Já “Demônio da Lata” e “Lindo”, canções que abrem “Dias Antes do Baile”, introduzem a narrativa do projeto simbolizando a pesquisa que traz o Miami Bass dos Estados Unidos diretamente para as periferias de Belo Horizonte.
Ao lado do produtor multifacetado VHOOR, com quem FBC acumula projetos musicais, o novo trabalho explora referências de sons eletrônicos com o funk brasileiro envolvidos em versos politizados. Com o lançamento de “Dias Antes Do Baile”, o rapper mineiro encerra o ciclo de ensaios fruto da imersão na cena dos bailes e se prepara para levar outras pesquisas para dentro do seu som.