quarta-feira, fevereiro 12, 2025

Últimos Posts

Festival Terra do Rap homenageia Dexter em evento gratuito 

A 10ª edição do Festival Terra do Rap está de volta ao Rio de Janeiro com diversas atrações e atividades gratuitas. Comemorando 12 anos de resistência como o único festival de intercâmbio entre artistas urbanos de países de língua portuguesa, a iniciativa que já passou por São Paulo e Lisboa (Portugal), tem como propósito acelerar carreiras de potenciais talentos e transformar suas vidas através da música. Com shows, batalhas de MCs e pela primeira vez uma rodada de negócios com a participação de profissionais do deste mercado, com foco em novos nomes da cultura urbana, o evento acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. Um transfer gratuito estará à disposição do público para o deslocamento da estação do metrô para a arena.

Em 2025, o festival celebra os 50 Anos da Independência de Países Africanos e faz uma homenagem ao rapper Dexter por sua trajetória artística e representatividade no movimento hip-hop. O artista faz o show de encerramento do evento no domingo (16). Em outras edições, foram homenageados nomes como Afrika Bambaataa (considerado o pai do hip-hop) e a cantora e ativista cultural Nega Gizza.

No sábado (15), se apresentam a cantora Bia Ferreira, a luso-cabo-verdiana Mynda Guevara, o músico e produtor de origem angolana e portuguesa Tristany Mundu e o beatmaker Detona Cry, cria do Complexo da Maré. No domingo (16), o moçambicano Khronic lança uma música inédita com Dexter Vinicius Terra & Banda no palco, além de shows da carioca Lis MC, de Kalebe & Banda, DJ Machintal e os vencedores da Batalha do Rap.

Batalha Terra do Rap vai reunir oito importantes rodas de MCs da cidade. As eliminatórias acontecem durante os dois dias de festival e a grande final será realizada durante a performance de Vinicius Terra & Banda. O prêmio para quem vencer a competição será um intercâmbio em Portugal durante a tour europeia do Vinicius Terra. 

Além da estreia de uma rodada de negócios da música, o evento traz uma parceria com a Feira Crespa, importante iniciativa que movimenta a economia criativa preta com showcases de novos nomes da cena independente do Rio. E também um encontro de ações locais como mutirão de graffiti, oficina de afrofunk, roda de samba e DJs de bailes charme e funk carioca.

“A música é uma das formas mais ricas e universais de arte, que pode aproximar, integrar e dialogar com diferentes públicos e contextos. O projeto Terra do Rap tem como missão fortalecer e investir na cultura hip-hop no Brasil. Queremos cada vez mais abrir espaço e oportunidades para a reunião de artistas lusófonos, periféricos e regionais, levantar debates sobre a cena urbana, descobrir potenciais talentos e transformar suas vidas através da música, e assim poder viabilizar a geração de renda para os profissionais da área”, declara Vinicius Terra, idealizador do festival.

Idealizado por Vinicius Terra, rapper e ativista cultural da Pavuna, o Terra do Rap é uma iniciativa da REPProdutora, empresa sediada na Zona Norte do Rio, que atua na promoção da cultura e dos artistas locais. Em sua história, passaram grandes nomes da cena urbana brasileira como BK, Luccas Carlos, Sain, Juju Rude, Don-L, Kaê Guajajara e também internacionais como Capicua, Eva RapDiva, Sam The Kid, Allen Halloween, MCK entre muitos outros. 

Acompanhe as novidades no perfil de Instagram do Terra do Rap – acesse aqui.

Serviço

Terra do Rap – Festival de Cultura Urbana da Língua Portuguesa

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro-RJ

Sábado, 15 de fevereiro, a partir de 12h

Domingo, 16 de fevereiro, a partir de 14h

Classificação: 16 anos

Evento gratuito

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca