Era uma exposição “permanentemente temporária”, todos sabiam. O Museu do Depois do Amanhã, o MUDDA, reuniu centenas de pixos e grafites, manifestos, lambes e outras manifestações da cultura de rua em Goiânia, que resistia sob um prédio de concreto aguado. O espaço, que já foi a sede da Secretaria de Cultura do Estado, arquitetado pelo famoso Gustav Ritter e que abrigou obra do artista Frei Confaloni, estava há anos em completo abandono. E nesta paisagem de destroços que a arte urbana permitia desfrutar de alguma apropriação criativa. E entre as infiltrações brotou o acervo colaborativo com os principais artistas muralistas, artistas visuais, da música, do cinema goiano, se tornando um Museu antrópico e pós-antrópico.
O MUDDA foi demolido na tarde desta segunda-feira, dia 18 de fevereiro de 2025. Mas não antes de ser o cenário para o filme “Noite de Jazz”, videoclipe do rapper goiano A.Jay, que foi gravado no domingo (17/02/25), 1 dia antes da demolição. Este foi o último projeto artístico e cultural do MUDDA. Sem saber que o espaço estava com “os dias contados”, a escolha do Museu para as gravações foi do próprio diretor Robson Vieira, artista do audiovisual já indicado em premiações nacionais na categoria videoclipe.
O que diz este último ato artístico no MUDDA?
O filme “Noite de Jazz” se passa em um futuro distópico devastado por guerras, crises climáticas e escassez de recursos. Em meio à destruição, em busca de sobrevivência e proteção, formou-se uma comunidade que tem princípios baseados em civilizações antigas com origem no continente africano. Essa comunidade é liderada por um casal, protagonista da história, que, ao mesmo tempo que lida com as questões relacionadas à própria liderança, também enfrenta problemas em seu relacionamento.
A obra utiliza da linguagem cinematográfica para composição de suas cenas, criando um narrativa visual aliada à própria narrativa musical. O filme se ambienta em uma Goiânia futurista que não se assemelha à Goiânia dos tempos atuais. E o cenário distópico do MUDDA proporcinou cenas memoráveis para o videoclipe. “Noite de Jazz” está com previsão de lançamento entre abril e maio de 2025.
Robson Vieira descreveu este acontecimento da demolição 1 dia após as gravações como “Sinistro”. Já o artista A.Jay pensou na logística: “Ninguém imaginava. Se a gente esperasse mais pra gravar, nem o clipe teria sido lá, ou mudaria o cenário”.






