Igor Coelho, fundador do Grupo Flow, Manuela Vilela, Head do YouTube Creators Brasil e Rafa Xavier, Empresária e Trancista, se reuniram em painel apresentado no Brazil Conference at Harvard & MIT em Boston, nos Estados Unidos, neste domingo (07), durante o bate-papo sobre o cenário da Economia Criativa no Brasil.
Manuela Vilela contou que hoje, o Brasil para o YouTube, é considerado um top país em relação à produção e consumo de podcasts. “Graças ao Igor, que começou o movimento, agora temos milhares de podcasts que estão contribuindo para esses números, não só de watchtime e geração de receita, mas para o fato da gente olhar o podcast como oportunidade”, salienta.
O comunicador contou que criar o Flow foi a ideia de transformar um hobby em trabalho, sendo o seu principal objetivo inicial apenas: lucrar para comprar fraldas para as filhas. “Hoje, eu tenho grandes empresários para gerenciar minha empresa como o ex-CFO da Uber, Andre Gaigher, e a ex-CMO da Mastercard, Sarah Buchwitz. Estamos conseguindo profissionalizar o Flow, ao convidar grandes executivos para isso. De uma maneira que não é engessada e que preserva a nossa essência. Atualmente temos mais de cento e sessenta colaboradores”, diz.
Igor relembrou que o Flow foi o primeiro programa nascido na internet a conversar com os presidenciáveis, no ano de 2022, e garantiu que ele sabia que ‘chegaria lá’. Questionado se teria alguma dica para incentivar quem está no início do processo de criação, para o nicho de podcasts, o comunicador garantiu que nem todas as histórias vão te levar para um lugar de glamour. “Para a criação de conteúdo, a monetização é a melhor receita que se tem, mas, para tê-la, é necessário um trabalho de construção de base árduo. Lembre-se de que no fim as pessoas se conectam com pessoas.”, completa.
Com mais de 80 palestrantes, o Brazil Conference at Harvard & MIT reuniu acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas para diálogos abrangentes, que contemplaram desde sociedade e política a economia e cultura. Participaram outros grandes nomes como os músicos Ivete Sangalo e Jorge Aragão; o artista plástico Kobra; o Presidente do STF, Roberto Barroso, e o Ministro Luiz Fux; a Ministra Sonia Guajajara, os governadores Raquel Lyra (PE) e Helder Barbalho (PA), o Senador Alessandro Vieira e a Deputada Tabata Amaral; os influenciadores, Gil do Vigor, Juliette e Jade Picon; personalidades da TV como Luciano Huck, Tiago Leifert e Regina Casé; bem como os empreendedores, Jorge Paulo Lemann, Linda Rottenberg, Flavio Augusto, Alexandre Birman e Edu Lyra, entre outros.