Nesta terça-feira, 19, o Grammy Latino anunciou os indicados à premiação de 2023. Do sertanejo ao hip hop, passando também pelo pop, samba e pela MPB, a Som Livre marca presença com oito artistas em 11 indicações, se consolidando como a gravadora nacional com a maior quantidade de nomeações este ano. A cerimônia do Grammy Latino 2023 está prevista para acontecer no dia 16 de novembro em Sevilha, na Espanha.
Dentre os artistas contemplados, Tiago Iorc marca presença em três categorias, o que o torna o artista brasileiro com mais indicações nesta edição. A faixa “Tudo O Que A Fé Pode Tocar” concorre como Melhor Canção Em Língua Portuguesa, enquanto o álbum “Daramô” compete em Melhor Álbum de Engenharia de Gravação e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Já o raprocknrollpsicodeliahardcoreraggado do Planet Hemp também chama a atenção da academia com duas nomeações. O disco “JARDINEIROS“, lançado em outubro de 2022 após um hiato de 22 anos do grupo, concorre a Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, enquanto “Distopia”, primeiro single do projeto e feat com Criolo, disputa como Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. Esta última categoria conta ainda com a indicação de outro grande destaque do cast de música urbana da gravadora, o rapper Filipe Ret com a faixa “Good Vibe”.
Entre os cinco indicados para Melhor Álbum de Música Sertaneja, a Som Livre aparece com dois gigantes do gênero: “Decretos Reais”, projeto póstumo da eterna Marília Mendonça, e “É Simples Assim (Ao Vivo)”, o álbum mais recente de Jorge & Mateus.
Dona de oito Grammy’s Latinos, a cantora Maria Rita é indicada a Melhor Álbum de Samba/Pagode com o EP “Desse Jeito”, lançado em agosto de 2022, logo após sua assinatura com a Som Livre.
Já os cantores Hodari e Luthuly Ayodele, ambos artistas do selo slap, estão concorrendo, respectivamente, às categorias de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa (“Hodari”) e Melhor Vídeo Musical Versão Curta, pelo clipe da canção “Fixação”.