Nascido em Porto Rico e criado em Corpus Christi, no Texas (EUA), o rapper iann dior lança hoje seu EP de nove faixas, “I’m Gone”, via Universal Music / 10K Projects. “I’m Gone” apresenta o single que iann lançou em abril, “Sick And Tired”, com Machine Gun Kelly e Travis Barker, que já acumulou mais de 19 milhões de streams globais até o momento e foi produzido por Omer Fedi (24kGoldn, Ella Mai, Trevor Daniel) e Travis Barker. Um projeto que mescla música rap e punk, o EP também apresenta o single “Prospect”, com a particiação de Lil Baby.
O superestrelado EP chega na esteira da bem sucedida turnê nacional de iann, a “Industry Plant Tour”, que começou em 15 de janeiro em Santa Ana e terminou em 20 de fevereiro com um show esgotado no El Rey Theatre, em Los Angeles. iann lançou seu álbum de estreia, “Industry Plant”, em novembro de 2019 – o projeto já conquistou mais de 410 milhões de streams globais. O álbum inclui os contagiantes singles de sucesso “gone girl”, com Trippie Redd, “Strings”, com Gunna, e “Darkside”, com Travis Barker.
iann dior encontrou sucesso instantâneo com a primeira canção que escreveu. “Eu estava no ensino médio e meus amigos me disseram para fazer uma música porque sabiam que eu era bom em escrever”, ele lembra. Apesar de sua falta de experiência, a faixa ganhou 10 mil plays em uma semana, tudo através do boca- a-boca. iann, então, começou a lançar uma música por semana, atraindo cada vez mais ouvintes e, eventualmente, chamando a atenção do fundador do Internet Money, Taz Taylor.
Depois de chegar a Los Angeles, iann começou a trabalhar com o produtor Nick Mira e juntos lançaram “Cutthroat”, em fevereiro de 2019. Um mês após seu lançamento, “Cutthroat” acumulou mais de 13 milhões de streams no SoundCloud e iann começou a ganhar um grande destaque por sua marca melancólica e melódica de lo-fi hip-hop. A rápida ascensão de iann no SoundCloud chamou a atenção da 10K Projects, que imediatamente o contratou e lançou sua mixtape de estreia, nothing’s ever good enough, em abril de 2019. A mixtape apresenta o single “Emotions” — uma faixa triste, mas profundamente contagiante que acumulou três milhões de plays em apenas um mês. Um ano depois, a faixa tem mais de 98 milhões de plays no Spotify e continua a crescer.
Comentando seu processo, iann revela que a sensação sonhadora e fluida de sua música tem muito a ver com sua abordagem criativa puramente instintiva. “Sempre que eu ouvir uma batida que eu amo, ela vai trazer a estória que quero contar”, diz ele. “Vou começar a cantarolar a melodia e as palavras vão aparecer — é tudo o que sai da minha cabeça no momento.” Ao mesmo tempo, as letras de iann se inspiram em composições reflexivas e baseadas na narrativa de artistas como J. Cole. “A razão pela qual comecei a fazer música foi J. Cole. Ele me mostrou que eu poderia usar músicas para contar minha própria estória, assim como ele usa suas músicas para contar sua estória”, destaca iann.