Inà Avessa (@aka_inaavessa), uma das principais vozes do rap feminino no Centro-Oeste, lança seu terceiro trabalho musical nas principais plataformas digitais. Apesar da caminhada de década na cena hip hop, o novo projeto autointitulado é na verdade o primeiro álbum conceitual da artista, que mergulha nas próprias experiências pessoais, em sete faixas compostas e produzidas entre 2021 e 2023. Este projeto musical foi contemplado no Edital 09 – Hip Hop pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – FAC Goiás 2023.
Revelando versatilidade e sua essência freestyle das ruas da grande Goiânia, Inà Avessa versa em beats de drill, trap e boombap, com elementos da música preta brasileira. A responsa de desenvolver o instrumental deste álbum foi sabiamente entregue a MorTão VMG, um dos grandes nomes da produção musical brasileira, que atualmente faz parte do seleto time da marca FL Studio, principal programa dos beatmakers.
O lançamento inclui também sete visualizers no canal do youtube Inà Avessa, produzidos pelo filmmaker Robson Vieira e sua equipe, proporcionando uma experiência audiovisual repleta de conceitos para cada faixa. Com este disco, a artista busca reposicionar a presença feminina na arte, reforçando a representatividade e a força da mulher no cenário artístico.
A multiartista goiana também decidiu focar em uma obra musical mais introspectiva, sem participações especiais (famosos feats). O álbum Iná Avessa apresenta reflexões intimistas, com temas que perpassam sobre memória infantil, amor, consciência racial e, sobretudo, sua relação visceral com o Hip Hop.
Inà Avessa resgata memória de infância e sua relação visceral em gostar de cantar, tendo a rua como palco. O passa-tempo de criança que, anos mais tarde, revelou uma das principais MC’s hoje referência em batalhas de rimas do centro-oeste do Brasil. A rapper vai ainda mais profundo em sua história ao dedicar a faixa 2 – “Ela”, pra sua maior referência da vida: sua Mãe, Dona Divina. Em um refrão melodioso, a artista rima detalhes íntimos desse cuidado maternal e o quão potente essa relação tem sido para consolidação de sua carreira artística.