Após meio milhão de pessoas passarem pela primeira edição do The Town, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, as parcerias estabelecidas durante o evento seguem fazendo história na capital paulista. O Instituto HEINEKEN, em parceria com a marca Heineken® incentivou o consumo responsável no festival, anunciando a doação do lucro de venda de sua versão zero álcool para o projeto CrIAtivos da Favela, com valor máximo de R$ 1 milhão. Os 60 alunos da primeira turma do curso de audiovisual com Inteligência Artificial oferecido pela Favela Filmes, produtora da Favela Holding, mantenedora da Central Única das Favelas (CUFA), farão um curso de três meses sobre Inteligência Artificial (IA), seu uso no cotidiano e na produção de vídeos, incluindo aspectos práticos e teóricos. O curso é custeado pelo Instituto HEINEKEN, que investe na tecnologia, equipamentos e gestão.
O Instituto HEINEKEN atua em três grupos sociais: catadores de recicláveis, vendedores ambulantes e jovens em situação de vulnerabilidade – principalmente com foco em suporte socioemocional. A iniciativa do curso em parceria com a CUFA, Favela Filmes e The Town surgiu pela necessidade de entregar mudanças sociais às pessoas envolvidas com o core da organização. Envolver a cerveja zero álcool da marca Heineken (Heineken 0.0) incentivou também o consumo responsável em um festival que recebeu meio milhão de pessoas em sua primeira edição.
A mudança já começou
Como lançamento do curso CrIAtivos da Favela, as organizações envolvidas levaram os jovens para uma visita guiada aos bastidores do audiovisual do The Town – palco Skyline, centro de transmissões da Globo, e palco New Dance Order – no dia 6 de setembro, com direito a falas de Vânia Guil (Instituto HEINEKEN), Roberta Medina (Rock World), Preto Zezé e Kalyne Lima (CUFA Brasil), e também uma aula inaugural com os responsáveis pela criação de produtos audiovisuais para os telões do evento, divulgação, e mais. No dia seguinte, 7, os 60 alunos foram ao festival para curtir shows de Ne-Yo, Joss Stone, Maroon 5 e outras apresentações. As duas datas funcionaram como um esquenta do curso que começou no dia 18 de setembro na sede da CUFA São Paulo, situada no Parque Santo Antônio, Zona Sul da cidade.
“Mobilizamos as equipes de todas as parceiras além de nós – The Town, CUFA e Favela Filmes – para entregar os melhores momentos que esses alunos merecem. Conhecer as histórias deles e ver os olhos brilhando e os sorrisos empolgados não tem preço. No dia 6 nós fizemos o kick off para que eles nos conhecessem, gerando essa aproximação e para não nos esquecermos de humanizar todo o processo em uma visita guiada aos bastidores do festival, e no dia 7, assistiram o festival vendo toda a megaoperação e produção funcionar. Para nós, foi um momento muito especial, principalmente por identificarmos nossa atuação ativa na criação de novas narrativas para jovens de favela. É muito importante que o potencial criativo deles seja reconhecido, estimulado e honrado, e a forma que encontramos para fazer isso acontecer é abrindo caminhos e oportunidades para que eles consigam somar ao mercado audiovisual com autenticidade e condições mais dignas de trabalho. Estamos muito ansiosos para acompanhar cada novo passo profissional dessa galera!”, comenta Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN Brasil.
“Agradecemos muito ao Instituto HEINEKEN e ao The Town por acreditarem no nosso trabalho e na nossa capacidade de mobilização com o público de favela. Esse valor destinado vai ser muito importante para impactarmos a vida dos jovens desse território, que vão ter a oportunidade de adquirir um conhecimento ímpar em duas áreas tão inovadoras como o audiovisual e a inteligência artificial. O CrIAtivos da Favela vai ser um grande sucesso”, disse Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA.
“Temos uma expertise muito grande. Com esse apoio do Instituto HEINEKEN, do The Town e da CUFA, vamos conseguir botar essa experiência em prática, causando um grande impacto social na região do Parque Santo Antônio e outras favelas de São Paulo, passando conhecimento que adquirimos ao longo desse tempo, para jovens dessas áreas”, celebrou John Oliveira, diretor da Favela Filmes.
“Estamos cientes do potencial da nossa marca em mobilizar o público e os parceiros em causas que conversam com os nossos valores e propósitos. Essa parceria com a Heineken, a CUFA e o Instituto HEINEKEN entrega o que fazemos de melhor, que é pautar as nossas ações de forma a tornar o mundo um lugar melhor para todos. Estamos orgulhosos em poder ajudar a impactar a vida desses jovens da comunidade, garantindo-lhes conhecimento e também música e entretenimento”, afirma Roberta Medina, vice-presidente de Reputação e Marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio.