Após eleições finalizadas, o país ainda respira bruscamente a política. Sendo do lado vencedor ou não, os memes e as piadas, constroem um universo de referências.
Em meio a tudo isso, Tite fez a convocação final para a Copa do Mundo, e como sempre (como nas eleições) uma parcela do povo reclamou de algumas convocações.
Alem disso, os twitteiros de plantão resolveram brincar com os números oficiais de 2 jogadores em questão: Everton Ribeiro com número 22, sendo ele um progressista assumido, e Daniel Alves, bolsonarista convicto com o número 13 na camisa.
O meia Everton Ribeiro, jogador do Flamengo, é discreto de maneira geral. Na família, quem costuma se expressar bastante nas redes sociais é a esposa, a publicitária Marília Nery, com quem é casado há 15 anos.
Ribeiro foi um dos poucos jogadores do Flamengo que não posou ao lado de Bolsonaro, que foi à base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, recepcionar o time após a conquista da Libertadores. O jogo decisivo, contra o Athletico-PR, foi realizado no Equador.
No último dia 30, dia da votação em segundo turno que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o terceiro mandato à presidência, o casal apareceu junto em imagem no Instagram comemorando o terceiro título flamenguista na Taça Libertadores. Ela fez questão de dizer que precisavam “correr para votar”, e deixou registrado o horário: “10:03”. Os torcedores progressistas mais atentos identificaram (ou desejaram ver) uma referência ao 13 de Lula.
Daniel Alves usou as redes sociais para se posicionar sobre o segundo turno das eleições. “Não importa se você é 13 ou 22, aqui o que importa é você escolher bem aqueles que tratarão de melhorar o Brasil e o nosso povo”, escreveu o lateral direito na legenda de uma publicação onde cumprimenta Jair Bolsonaro (PL).
Jogando atualmente no Pumas, do México, o jogador que fez carreira no exterior afirmou que podia não se posicionar sobre o atual momento político, já que não vive no Brasil há muitos anos.
Contudo, Daniel Alves afirmou na época, que os eleitores tinham que se guiar pelo lema “Ordem e Progresso” para que o país possa se tornar uma “potência mundial como pátria”.