Com o lançamento do filme biográfico “Straight Outta Compton” do N.W.A., o site Hopes&Fears se perguntou por que os executivos de Hollywood deixaram o influente grupo J.J. Fad fora das filmagens. O álbum “Supersonic” (1988) do grupo J.J. Fad abriu o caminho para seus homólogos masculinos, oferecendo uma alternativa para que o gangsta rep do N.W.A. se fosse conhecido, e — ao bater na posição #33 na parada da Billboard — legitimar a Ruthless Records com um álbum de sucesso comercial, permitindo que o disco “Straight Outta Compton” se tornasse o sucesso que conhecemos hoje.
O Hopes&Fears conversou com uma das integrantes do grupo J.J. Fad, Juana Burns, sobre ter ficado de fora da história, o legado de seu grupo e se alguma vez pensaram em fazer uma filme biográfico do grupo.
Hopes&Fears: Como você viu o papel do grupo no filme biográfico do N.W.A.?
Juana Burns: Só queria que eles colocassem pelo menos em uma cena onde eu pudesse falar, “Ei, deixe-me terminar com J.J. Fad no estúdio.” E então, eles poderiam ter colocado um pouco de “Supersonic” no fundo, de modo que a história teria sido dita no caminho certo. Se eu não estivesse sentada aqui, dizendo isso, você nunca saberia. Uma pessoa comum nunca saberia o quão integral nós éramos, e o quão crucial nós éramos para toda a história do N.W.A.
Felizmente, isso permitirá que eles saibam.
Absolutamente, absolutamente. Eu não difamaria o filme porque o filme é absolutamente incrível. Mas sei que as pessoas estão [mencionando nossa ausência] e dizem, “Foi por causa do tempo”. Bem, não demora dois segundos para dizer algo. Dois segundos. Basta dizer o nome do grupo para que as pessoas saibam que era na verdade uma parte da história.
No livro de Jerry Heller, ele mesmo diz que ele e Eazy realmente colocaram o disco de vocês primeiro, de propósito. É assim que você se lembra?
Sim, eles fizeram isso estrategicamente porque sabiam que eles eram mais impactantes e profundos e precisavam legitimar o selo, nos colocando primeiro, nos deixando sair primeiro [para] legitimar o selo. Então, depois disso, o N.W.A. apenas fechou a porta, mas definitivamente abrimos para eles. Eles fizeram isso de propósito.
É por isso que há um lado pop e um lado hip hop no disco “Supersonic”? Como isso foi determinado?
Sim, Dre [produziu] o álbum [com músicas que] soavam popular e [outras que] pareciam mais como um hard-hip hop. [Esse] foi o caminho que [nós] decidimos seguir nas músicas.
Seu primeiro single, “Another Hoe”, era uma faixa diss, mas isso acabou por ser retirada do projeto final. Essa era a escolha de vocês?
Durante esse tempo, todos essas grandes tretas aconteceram com L.L. Cool J, Kool Moe Dee, EPMD, Rakim, todos os tipos de coisas. Nós [pensamos], “Quer saber, essa é provavelmente uma maneira de conseguir chegar com o pé na porta.” É por isso que fizemos esse som. Não tínhamos rixa com nenhuma das mulheres. Nós apenas pensamos que essa era a maneira de chegar. Mas [depois], estávamos comprando a música e dando aos DJs, e as pessoas começaram a tocar. Eles disseram, “Essa é a música.” Então dissemos que precisávamos voltar no estúdio, soltar a faixa diss, mesmo que tivéssemos que gravar o disco “Supersonic”. Eventualmente, foi o que fizemos [e isso] pagou grande momento.
Então você expõe “Supersonic” e o disco do N.W.A. saiu mais tarde, foi bem profundo. Muitas imagens que estavam usando eram muito violentas e também tipo de misóginas. Você já estava em conflito com isso?
Não, não é nada. Eles eram eles e nós éramos nós, você sabe o que eu quero dizer? Nós éramos uma versão mais suave e acho que é tão inteligente, Dre pegar os pontos fortes e fracos das pessoas. Nossa força era um recurso mais popular, uma energia elétrica. Nós nos divertimos mais. Eles eram mais incondicionais, então acho que ele é realmente um gênio ao conhecer o artista e saber o que melhor se adequa.
Você pode falar um pouco sobre sua colaboração em “We’re All in the Same Gang”? Foi uma grande música.
Sim. Eu absolutamente amei essa música. Esse foi um dos projetos mais divertidos que já fizemos. Foi incrível como todos nos reunimos e foi um trabalho de equipe. Foi um dia super divertido gravando o vídeo. Toda a sensação foi excelente. Michael Concepcion, que era um severo membro de gangue na época, veio com a idéia de fazer essa música, para trazer a paz aos Bloods e Crips. Eu acho que foi feito legitimamente para trazer a paz porque a cidade estava em alvoroço. Acho que a melhor maneira [para trazer a paz para uma situação é] através da música. Tantas pessoas eram fãs do N.W.A., MC Hammer, apenas tudo isso. Eles eram fãs de todos o rep da Costa Oeste. Foi quando a Costa Oeste estava realmente forte na comunidade do rep.
O que tens ouvido ultimamente?
Sou uma enorme fã de Kendrick Lamar. Adoro suas músicas, de verdade. Eu também amo Eminem porque ele nos homenageou em sua música “Rap God”. Adorei essa faixa. Sou fã para sempre. Agora, esses são os dois reppers que eu realmente mais gosto.
Manancial: Hopes&Fears