Jeff Ferreira, responsável pelos livros “30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua” e “Assim Que É – A História do RZO”, lança seu novo livro, o primeiro registro literário do Brasil sobre o Trap.
Em “Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap” o escritor nos apresenta uma pesquisa onde visa responder essa pergunta do título remontando as origens da cultura Hip Hop, voltando à Jamaica dos anos 50. A partir daí, entendemos como o Hip Hop surgiu, como o rap se desenvolveu e gerou subgêneros, entre eles o trap.
O trap é um subgênero do rap e apesar de se popularizar na última década é um estilo musical que remete ao início dos anos 90. Na virada de década de 2010 o trap trouxe novo oxigênio para a cena brasileira. Os timbres, flows, métricas e bateria do estilo ganharam os alto-falantes das periferias do país, período que coincide com a chegada dos serviços de streaming e jovens fazendo números impressionantes e consequentemente os convertendo em remuneração para sua arte.
Tal fato faz com que muitos, principalmente aqueles que cresceram acompanhando o rap nacional dos anos 90 e 2000, torçam o nariz por sua estética ora tão diferente do clássico boombap. Mas afinal, trap é Hip Hop? Esta obra visa acompanhar as metamorfoses do rap e entender como que o trap se encaixa na cultura Hip Hop, além de percorrer suas origens e desenvolvimento desde a bateria TR-808 Roland as trap houses de Atlântida.