Desde 2013, o Music Video Festival Awards se dedica à profissionais e artistas interessados em promover e desenvolver a arte do videoclipe no Brasil e no mundo, revelando e potencializando carreiras de muitas mentes criativas do mercado do audiovisual musical, através de ações de fomento à produção de clipes, festival e premiação (m-v-f- awards). E hoje, 13 de janeiro, anuncia a lista de finalistas do m-v-f- awards 2024 eleitos pela comissão especializada.
São 25 categorias, sendo 18 nacionais (com músicas de artistas brasileiros) e 8 internacionais (com músicas de artistas estrangeiros), entre escolhas do júri e do público. Quatro categorias são escolhidas pelo público e a votação está aberta até o dia 23 de janeiro, no site Link.
O time de criativos que escolherá as categorias do júri técnico deste ano é composto pela diretora, artista visual, atriz e produtora Bárbara Paz; o diretor Douglas Bernardt; a stage designer e diretora criativa Drica Lara; o artista visual Filipe Cartaxo; a artista Igi Lola Ayedun; a diretora e roteirista Juliana Vicente; e o diretor geral do festival Buenos Aires Music Video Festival (BAMVF) Juan Montes.
O clipe “Meu Karma”, da rapper paulista Jovem MK e direção da dupla Paladino e Kaique Alves, tem seis indicações ao total, nas categorias “melhor videoclipe nacional”, “direção nacional”, “fotografia”, “narrativa”, “formato estendido” e “efeitos especiais”. Em seguida, com quatro indicações, “Esperança”, de Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas, assinado por Helder Fruteira, disputa em “melhor videoclipe nacional”, “fotografia”, “coreografia” e “diversidade em parceria com a spcine”; “Modo Xuxa”, de Gloria Groove com direção de Brendo, compete em “direção de arte”, “edição”, “efeitos especiais” e “inovação nacional”.
Com três indicações, “Nu”, de Assucena e direção de Lu Villaça, concorre nas categorias “melhor videoclipe nacional”, “diversidade em parceria com a spcine” e ” de mina pra mina em parceria com a tpm”; “Fetiche”, de Baco Exu do Blues e assinado por Camila Cornelsen, disputa em “melhor videoclipe nacional”, “edição” e “formato estendido”; “Me libera”, de Gaby Amarantos e Banda Uó dirigido por Dr1nho, compete em “melhor videoclipe nacional”, “direção de arte” e “figurino”; “Bêbada Favorita”, de Luísa Sonza feat Maiara & Maraísa, direção de Diego Fraga, está indicado em “melhor videoclipe nacional”, “direção nacional” e “direção de arte”; “O Som”, de Matuê e assinado por Rafael Carmo e Matuê, concorre em “melhor videoclipe nacional”, “direção Nacional” e “fotografia”.
“Funk Generation: a Baile Funk Experience”, de Anitta, com direção de Marcelo Jarosz, está indicado em duas categorias: “figurino nacional” e “fotografia nacional”. Da mesma artista, “Aceita”, com João Wainer e Ricardo Souza na direção, compete em “fotografia” e, ao lado de The Weeknd, com “São Paulo” assinado por Freeka Tet, em “inovação internacional”.
Já na frente internacional, o destaque fica para os argentinos Bizarrap x Lismar e o videoclipe de “Subió La Temperatura”, dirigido por Bizarrap e Augustin Sartori, que compete nas categorias “animação internacional” e “videoclipe LATAM”; a estadunidense Cassie Marin com “Tanto”, assinado por ela própria, compete em “melhor videoclipe internacional” e “inovação internacional”; os britânicos do Depeche Mode com “People Are Good”, por Rich Hall, disputam em “melhor videoclipe internacional” e “direção internacional”; os franceses do Justice com “Generator”, por Léa Ceheivi, concorrem em “melhor videoclipe internacional” e “revelação em direção internacional”; o rapper estadunidense Tyler, The Creator com o videoclipe de “Noid”, dirigido por Tyler Okonma, está indicado nas categorias “melhor Videoclipe Internacional” e “inovação internacional”.
“A seleção de clipes desta última edição do m-v-f awards foi extremamente produtiva e nos surpreendeu. Ao longo do ano, acompanhamos os lançamentos, mas, ao olhar para a qualidade dos videoclipes no todo, ficou claro que, mesmo com algumas vozes críticas ao formato, o salto criativo foi notável. A qualidade e quantidade de vídeos inscritos superou anos anteriores, o que demonstra um crescimento significativo. Queremos parabenizar e agradecer a todos os que inscreveram seus trabalhos na premiação e aos envolvidos direta ou indiretamente nesta edição”, mencionam Lia Vissotto, idealizadora e diretora geral, e Caio Corsalette, diretor artístico do m-v-f-.
Com o compromisso de lançar, consistentemente, novos talentos no mercado, o m-v-f- awards apresenta categorias como “revelação em direção nacional”, “revelação em direção internacional” e “direção estreante em parceria com a spcine”. Alguns dos finalistas destas categorias incluem “Você Parece com Vergonha”, de Ajuliacosta, direção de Fernanda Souza Correrua, “Como Casi Todo El Tiempo”, de Cieloazul, direção de The Lilo, e “Blade”, de Kbrum, direção de Diogo Queiroz.
“A Spcine acredita que apoiar iniciativas como o Music Video Festival Awards é investir no fortalecimento do setor audiovisual e no desenvolvimento de profissionais que trazem inovação e pluralidade às telas. Na edição deste ano, ampliamos a nossa participação com a concessão de dois prêmios voltados à diversidade e à direção estreante. Essa iniciativa é uma forma de reconhecimento e estímulo para que novas vozes e talentos encontrem espaço para transformar suas histórias em oportunidades no mercado de trabalho”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
A cerimônia de premiação acontece no dia 28 de janeiro, no Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo), a partir das 19h. Um cota de convites será disponibilizado gratuitamente para o público, em link a ser divulgado nas próximas semanas nas redes sociais do projeto.
O m-v-f- awards é uma idealização e realização da Cinnamon e conta com patrocínio da Spcine e Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, parceria do BAMVF, Bogotá Music Video Festival, Prism Prize e UKMVA, parceria de mídia da TRIP/TPM e Directors’ Library e apoio institucional da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, Tudo Vira Cult SP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
LISTA COMPLETA DE FINALISTAS POR CATEGORIA
CATEGORIAS NACIONAIS
Melhor videoclipe – escolhas do público e júri
“Esperança”
Artista: Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas
Direção: Helder Fruteira
“O Som”
Artista: Matuê
Direção: Rafael Carmo e Matuê
“Meu Karma”
Artista: Jovem MK
Direção: Paladino & Kaique Alves
“Fetiche”
Artista: Baco Exu do Blues
direção: camila cornelsen
“Inofensiva”
Artista: Yago Oproprio
Direção: Larissa Zaidan, Ênio Cesar e Luis Carone
“Louva Deusa”
Artista: Letrux
Direção: Pedro Henrique França
“Bebada Favorita”
Artista: Luísa Sonza feat Maiara & Maraísa
Direção: Diego Fraga
“Nu”
Artista: Assucena
Direção: Lu Villaça
“Me Libera”
Artista: Gaby Amarantos e Banda Uó
Direção: Dr1nho
“Bala & Fogo”
Artista: MC Cabelinho ft. Teto
Direção: Rafael Carmo
Direção – escolha do júri
“O Som”
Artista: Matuê
Direção: Rafael Carmo e Matuê
“Meu Karma”
Artista: Jovem MK
Direção: Paladino & Kaique Alves
“Inofensiva”
Artista: Yago Oproprio
Direção: Larissa Zaidan, Ênio Cesar e Luis Carone
“Bebada Favorita”
Artista: Luísa Sonza feat Maiara & Maraísa
Direção: Diego Fraga
“Dano Sarrada”
Artista: Marina Sena
Direção: Marcelo Jarosz
Revelação em direção – escolha do júri
“Maria Felipa”
Artista: Xauim
Direção: Matheus l8
“Você Parece com Vergonha”
Artista: Ajuliacosta
Direção: Fernanda Souza Correrua
“Não Pare”
Artista: Karma Marginal
Direção: Fábio Torres
“Codinome Exagerado”
Artista: Hodari & Urias
Direção: Gabriel Pinheiro (Gabmeta)
“SUV”
Artista: Ryu, The Runner feat Jean Tassy
Direção: Ryan Monotoshi
Animação – escolha do júri
“Escada”
Artista: Holger
Animação: Guilherme Carneiro
“Um Caminhar Sem Fim”
Artista: Mateus Aleluia Filho
Animação: Fiona Aman
“Vai”
Artista: Chico Chico
Animação: Pedro Hansen, Izabele Petersen
“Estação da Luz”
Artista: A Balsa
animação: felipe palacio
“Ganância”
Artista: Chaoss e Prod. Haku
Animação: Meah__Chan
Direção de arte – escolha do júri
“Modo Xuxa”
Artista: Gloria Groove
Direção de Arte: Nídia Aranha, brendo garcia (vad and game)
“Bebada Favorita”
Artista: Luísa Sonza feat Maiara & Maraísa
Direção de Arte: Karla Salvoni
“Amor De Carnaval”
Artista: Jup Do Bairro, Maria Alcina E Pagode Da 27
Direção De Arte: Gabe Lima
“Bala & Fogo”
Artista: MC Cabelinho ft. Teto
Direção De Arte: Annik Mass
“Me Libera”
Artista: Gaby Amarantos, Banda Uó
Direção De Arte: Dr1nho
Figurino – escolha do júri
“Me Libera”
Gaby Amarantos E Banda Uó
Figurino: Bruno Pimentel E Juny Martins
“Amor De Carnaval”
Artista: Jup Do Bairro, Maria Alcina E Pagode Da 27
Figurino: Jup Do Bairro E Guilherme Rodrigues
“Funk Generation: A Baile Funk Experience”
Artista: Anitta
Figurino: Daniel Ueda
“Pensamentos Intrusivos”
Artista: Ebony
Figurino: Ictor
“Te Colocar No Teu Lugar *.* Tcntl”
Artista: Teto Preto Feat Jup Do Bairro
Figurino: Brabo
Fotografia – escolha do júri
“Meu Karma”
Artista: Jovem MK
Fotografia: Lucas D. Oliveira
“Aceita”
Artista: Anitta
Fotografia: Miguel Vassy E Pedro Viana
“O Som”
Artista: Matuê
Fotografia: Daniel Venosa E Bernardo Negri
“Esperança”
Artista: Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas
Fotografia: Luiz Maximiano
“Rnb Matou A Fome”
Artista: Jovemblues
Fotografia: Hick Duarte
Coreografia – escolha do júri
“Esperança”
Artista: Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas
Coreografia: Rubens Oliveira
“Funk Generation: A Baile Funk Experience”
Artista: Anitta
Coreografia: Arielle Macedo
“No Túnel”
Artista: Meyot
Coreografia: Augusto Trainotti E Rafaela Tonela
“Fama”
Artista: Pedro Sampaio
Coreografia: Bella Fernandes e Flavio Verne
“Quer Dançar”
Artista: Priscilla Feat Bonde Do Tigrão
Coreografia: Gabb Cabo Verde
Edição – escolha do júri
“Modo Xuxa”
Artista: Gloria Groove
Edição: Pedro Coimbra
“Fetiche”
Artista: Baco Exu Do Blues
Edição: Camila Cornelsen e Tiago Gil
“Révolution”
Artista: L’homme Statue
Edição: Maurício Kessler
“Tudo”
Artista: Liniker
Edição: MLK Brutal
“Cairo”
Artista: Rashid
Edição: Philippe Noguchi
Narrativa – escolha do júri
“Meu Karma”
Artista: Jovem MK
Roteiro: Paladino, Kaique Alves, Adriano Sato, Yilo Pedra, Hélio Maffia, Leandro “Bolacha” Beraldo e Angerson Vieira
“Sexo, Poder E Arte”
Artista: Manu Gavassi
Roteiro: Manu Gavassi
“Amaríssima”
Artista: Melly
Roteiro: Edvaldo Raw
“Louva Deusa”
Artista: Letrux
Roteiro: Pedro Henrique França e Letrux
“Alinhamento Milenar”
Artista: Jão
Roteiro: Jão e Malu Alves
Formato Estendido – escolha do júri
“Meu Karma”
Artista: Jovem MK
Direção: Paladino & Kaique Alves
“Sexo, Poder E Arte”
Artista: Manu Gavassi
Direção: Manu Gavassi e Gabriel Dietrich
“Fetiche”
Artista: Baco Exu Do Blues
Direção: Camila Cornelsen
“Ntgmx: Visual Experience”
Artista: Carlos Do Complexo
Direção: Gabe Lima e Gustavo Vieira
“O Que Eu Ganho / Malícia”
Artista: Thiago Pantaleão
Direção: Jesus Mendes e Maví Simões
Efeitos Especiais – escolha do júri
“Modo Xuxa”
Artista: Gloria Groove
Efeitos Especiais: Clan VFX, TD Studio
“Quando Eu To Perto”
Artista: Pluma
Efeitos Especiais: Gabriel Rolim
“Meu Karma”
Artista: Jovem MK
Efeitos Especiais: Post It VFX
“Caterpillars”
Artista: Late Again
Efeitos Especiais: Globetrotter Studio
“Rainha Da Finesse”
Artista: WIU
Efeitos Especiais: Nyck Maftum
Marca Ou Instituição – escolha do júri
“Tropa Do Atrasa Nunca”
Artista: Ludmilla
Direção: Fernando Nogari
“O Cara Do Trem”
Artista: Xamã
Direção: Larissa Zaidan
“O Poder É Nosso”
Artista: MC Luanna, Jovem MK E Malcolm VL
Direção: Kaique Alves
“Dias De Luta, Dias De Glória”
Artista: Xamã
Direção: Kaique Alves
Inovação – escolha do júri
“Now, Build More”
Artista: Waave
Direção: Manuel Nogueira
“Modo Xuxa”
Artista: Gloria Groove
Direção: Brendo
“Urubu”
Artista: Elephant Run
Direção: Pedro Bayeux
“Um Dia Sem Você”
Artista: Seu Jorge & Paradise Guerrilla
Direção: Micha Xama
“To Stumble (Upon Confusion)”
Artista: Gabre
Direção: Mooluscos
De mina pra mina em parceria com a TPM – escolha do público
“Você Parece Com Vergonha”
Artista: Ajuliacosta
Direção: Fernanda Souza Correrua
“Nu”
Artista: Assucena
Direção: Lu Villaça
“Ensolarada”
Artista: Rachel Reis
Direção: Bruna Sozzi
“Elemento X”
Artista: Priscilla
Direção: Aline Lata
“Viúva Negra”
Artista: Marí Alves
Direção: Maria Mango
Diversidade em parceria com a Spcine – escolha do público
“Amaríssima”
Artista: Melly
Direção: Edvaldo Raw
“Cara Da Moeda”
Artista: Mano Mike
Direção: Michael Limagui
“SXO”
Artista: Carlos Do Complexo Feat. Ebony, Irmãs De Pau E Larinhx
Direção: Gabe Lima
“Esperança”
Artista: Criolo, Dino D’santiago E Amaro Freitas
Direção: Helder Fruteira
“Nu”
Artista: Assucena
Direção: Lu Villaça
Direção estreante em parceria com a Spcine – escolha do público
“Anel (Nupcial)”
Artista: Ster
Direção: Felipe Thomaz, Ster E Rafael Tex
“Te Benzo Te Rezo”
Artista: Amanda Rosa
Direção: Anne Rodrigues
“Blade”
Artista: Kbrum
Direção: Diogo Queiroz
“Pejí”
Artista: Roberta Oliveira
Direção: Mauricio Prince e Filipagem
“A Dor Do Amanhã”
Artista: Gabriela Viegas
Direção: Gabriela Viegas
CATEGORIAS INTERNACIONAIS
Melhor videoclipe – escolhas do público e júri
“Noid” (EUA)
Artista: Tyler, The Creator
Direção: Tyler Okonma
“Guess” (UK)
Artista: Charli Xcx Ft Billie Eilish
Direção: Aidan Zamiri
“Hiss” (EUA)
Artista: Megan Thee Stallion
Direção: Douglas Bernardt
“Taste” (EUA)
Artista: Sabrina Carpenter
Direção: Dave Meyers
“Generator” (UK)
Artista: Justice
Direção: Léa Ceheivi
“Tanto” (UK)
Artista: Cassie Marin
Direção: Cassie Marin
“Stayinit” (UK)
Artista: Fred Again & Lil Yachty & Overmono
Direção: Uncanny & Loose
“I Can’t Lose You” (UK)
Artista: Confidence Man
Direção: Zac Dov Wiesel
“People Are Good” (UK)
Artista: Depeche Mode
Direção: Rich Hall
“Angry” (UK)
Artista: The Rolling Stones
Direção: Francois Rousselet
Videoclipe Latam – escolha do Júri
“Estímulo” (Buenos Aires)
Artista: Wos
Direção: Rafa Nir, Tomás Curland
“La Putana” (Bogotá)
Artista: La Batucada Guaricha – Adriana Lizcano – Edson Velandia
Direção: Edson Velandia
“Bombo Vaivén” (Perú)
Artista: Andrea Martínez ft. Rossy War
Direção: Alons Román
“Buenos Tiempos” (Buenos Aires)
Artista: Dillom
Direção: Noduerm0
“Subió La Temperatura” (Buenos Aires)
Artista: Bizarrap x Lismar
Direção: Bizarrap, Agustin Sartori
Direção – escolha do júri
“Haunted (UK)
Artista: Macgray
Direção: Aline Magrez
“Lost!” (UK)
Artista: RM
Direção: Aube Perrie
“Blender” (UK)
Artista: Hak Baker Ft Joe James
Direção: Rob Akin
“Here’s The Thing” (UK)
Artista: Fontaines D.C.
Direção: Luna Carmoon
“People Are Good” (UK)
Artista: Depeche Mode
Direção: Rich Hall
Revelação em direção – escolha do júri
“Gare Du Nord” (UK)
Artista: Yvnnis
Direção: Ferina
“Como Casi Todo El Tiempo” (Buenos Aires)
Artista: Cieloazul
Direção: The Lilo
“Hatsuyume” (Canadá)
Artista: Kalaisan Kalaichelvan
Direção: Kalainithan Kalaichelvan
“Generator” (UK)
Artista: Justice
Direção: Léa Ceheivi
“Lovers’ Leap” (UK)
Artista: Elbow
Direção: Henry Oliver & Justin Du Pre
Animação – escolha do júri
“My Way” (UK)
Artista: Siamés
Animação: Juan Pedro Ramos
“Subió La Temperatura” (Buenos Aires)
Artista: Bizarrap x Lismar
Animação: Oxeegeno
“Danza Marilù” (UK)
Artista: L’impératrice
Animação: Vincent Albert, Armand Goxe, Gabrielle Selnet, Arthur Sevestre, May Taraud
“Mourir Demain” (Canadá)
Artista: Corridor
Animação: Paul Jacobs
“Entre Las Piernas” (UK)
Artista: Elsa Y Elmar
Animação: Eyco, Kishna Kothari, Pari Tawale , Emalie Tison, Matteo Yermia, Louai Ben Adda, Sali Samadbegishvili, Jan Henrik Hansen, Pola Lucas, Dani Bassi And Rodrigo, Guillaume Segroot , Avto Gvarami
Inovação – escolha do júri
“São Paulo” (Canadá)
Artista: The Weeknd, Anitta
Direção: Freeka Tet
“Tanto” (UK)
Artista: Cassie Marin
Direção: Cassie Marin
“Noid” (EUA)
Artista: Tyler, The Creator
Direção: Tyler Okonma
“Hocus Pocus”
Artista: Unknown T Ft Loyle Carner
Direção: Felix Brady
“Chama”
Artista: Arca And Tokischa
Direção: Stillz