Com quase 6 milhões de visualizações no YouTube em menos de dois meses, o clipe “Favela Vive 5”, lançado pelo grupo ADL, é o primeiro passo de um projeto inovador para a cena musical brasileira.
O vídeo chegou a número 2 nas Músicas em Alta da plataforma. Mas, para além da relevância do lançamento, o grupo é protagonista de um projeto ambicioso desenvolvido pela KickOff Music.
Favela Vive é uma série concebida pelo ADL, que reúne diversos artistas da cena Hip Hop em uma só faixa, a chamada “cypher”, sempre com os MCs DK47 e LORD (ADL). A quinta produção, lançada em 26/01, traz as participações dos MCs Marechal, Major RD e Hariel, além da lenda do samba, Leci Brandão.
“Tive a oportunidade de conhecer a Kickoff para falar sobre produção executiva no podcast da Trends Brasil Conference. Em 2022 essa relação se estreitou, a agenda de inovação do grupo ADL estava voltada para Web3 e como podemos conectar nossos valores na música em NFT. E a KickOff consegue tornar realidade todas as idéias! Como digo: sou um aprendiz nessa linguagem e coube a nós dar a confiança para Luciana (Pegorer, CEO KickOff) e seu time construírem acordos de música e tecnologia”, TG Garcia (Produtor Executivo ADL).
Ao final do clipe “Favela Vive 5”, a audiência é instigada a descobrir o que há por trás do QR Code na tela de créditos. Ali está a página que abre o acesso para uma experiência exclusiva de jogo Web3, construído no metaverso The Sandbox pela MetaMundoBR. O jogo consiste em pequenas missões que, ao final, entregam ao usuário a possibilidade de concorrer a prêmios exclusivos.
Esta foi a primeira ação de um plano de marketing para Web3, desenvolvido pela KickOff Music para o ADL, que percorrerá todo o ano de 2023 em várias etapas que buscam aproximar o grupo cada vez mais de seus fãs, através de uma tecnologia que permite novas experiências e possibilidades.
“O projeto Web3 ADL – Favela Vive foi desenvolvido para que o artista (ADL), dentro da sua trajetória de sucesso, passe a navegar por um ambiente que irá entregar aos seus fãs um novo mundo de experiências. É para projetos assim que a KickOff foi criada”, define Marcelo Pera, co-fundador e COO da KickOff.
A etapa seguinte na construção da comunidade de superfãs do ADL agora é recém lançada coleção de NFTs – MetaCria. Disponível na rede Polygon, foram criadas 10.560 imagens únicas, vendidas a 50 reais no mercado primário através da plataforma kickoff.market, que entregam recompensas aos seus proprietários. Além disso, há uma coleção especial de 100 imagens únicas que adiciona ao proprietário do NFT, além das mesmas recompensas, a oportunidade de financiar jovens carentes atendidos pelo programa social do grupo.
Dentre as contrapartidas, está o acesso ao Metaverso do ADL, criado pela KickOff. Nele, o portador do NFT obtém conteúdos exclusivos do grupo e participa de sorteios e outras promoções ao longo de 2023, cujas experiências podem incluir audições antecipadas, encontros virtuais com os integrantes e acesso aos bastidores nos shows.
A KickOff Music é uma agência Web3 & hub de serviços para a música, que agrega a experiência de seus executivos no mercado musical e o desenvolvimento de novas tecnologias para inserir o ecossistema da música em um novo mundo de possibilidades e incremento de valor.
Coleção MetaCria disponível em https://kickoff.market/adl.