O Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no dia 04 de maio, a 4ª edição do “Hey, Digital!”, evento que busca aproximar a universidade e o mercado de trabalho a partir de temas relacionados à comunicação e ao meio digital.
No período da noite, o convidado foi o fundador da produtora e do selo musical KondZilla, Konrad Dantas. A KondZilla é o maior canal do YouTube no Brasil, com 66 milhões de inscritos, e Konrad também é criador, diretor e produtor de “Sintonia”, série brasileira mais assistida na Netflix.
“Queria cantar rap, mas eu era ruim, então comecei a fazer clipes para chamar atenção e, um dia, virar diretor de publicidade”, contou Konrad sobre o início da sua carreira. Ele compartilhou com os alunos sua experiência com publicidade, música e audiovisual nos últimos 15 anos, destacando o olhar estético e social, a diferença da velocidade dos formatos e os seus erros, pois é “importante falar onde errou também”.
“Em 2016, entendi o tamanho da KondZilla e, após o número 1 do YouTube, mudei o formato porque descobri que eu era dono do vídeo, o acessório da peça principal, que era a música, e eu precisava ser dono da música”, contou. Foi a partir daí que ele montou o selo musical da KondZilla.
Hoje, segundo Konrad, o mercado da música tem oportunidade para todos e está mais barato produzir e distribuir, mas não basta só talento, é necessário o investimento e um bom marketing. Em contrapartida, o maior desafio na série Sintonia foi convencer as pessoas sobre o projeto. “Eu era o funkeiro que nunca tinha feito ficção”, disse sobre como era visto.
O coordenador de Educação Continuada do CCL, professor Norberto Gaudêncio, explicou que a curadoria temática do evento é relacionada com os cursos de Pós-Graduação. “A programação da edição está muito direcionada com Marketing de Conteúdo e Entretenimento e Mídia, sempre em torno das questões do mundo digital”, apontou.
Para a professora Renata Gomes, eventos como o “Hey, Digital!” são importantes porque conectam saberes. “Nada melhor do que ver quem são as referências e quem pode trazer novos olhares. Temos convidados ligados à academia e convidados que são destaque de mercado que, inclusive, influenciam a própria academia”, finaliza ela.