quinta-feira, novembro 21, 2024

Últimos Posts

Lata 65, projeto que transforma idosos em grafiteiros

Projeto Lata 65 transforma idosos em grafiteiros e leva mais cor às ruas de Lisboa, Portugal

Através de workshops práticos e teóricos sobre grafite e intervenções urbanas, o Lata 65 mostra que é possível motivar idosos, quebrar suas rotinas e provar que a idade é só um número. Lara Pebble Rodrigues, fundadora do projeto, conta que, inicialmente, a ideia era desenvolver um evento pequeno e pontual, mas a criatividade e empolgação dos participantes foi tanta, que a oficina de uma semana se desenvolveu no projeto que já está ativo há 4 anos.

O Lata 65 tem como objetivo “aproximar os idosos de uma forma de expressão associada aos jovens; demonstrar que a arte urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a democratização do acesso à arte contemporânea, pela simplicidade e naturalidade com que atinge as mais variadas faixas etárias; demonstrar que a idade é (apenas) um número.”

As oficinas são divididas em quatro módulos, com no máximo 15 pessoas em cada turma. Primeiro, os idosos aprendem um pouco mais sobre a história da arte de rua, depois criam seus próprios stencils e, por fim, colocam a mão na massa e produzem um mural. As atividades são realizadas em espaços livres, com o auxílio de um artista profissional, e a arte produzida serve para dar mais vida à áreas pouco atrativas da cidade.

Mais de 100 idosos, entre 65 e 85 anos, já estiveram envolvidos com o Lata 65 e a ideia só cresce mais a cada ano. Para arrecadar o dinheiro necessário para a compra dos equipamentos, o projeto vende bottons com a logo do Lata 65 e qualquer pessoa pode contribuir. Para demais localidades, fora de Portugal e da Europa, o valor de um botton é 4,50 euros e de cinco é 14 euros. Para comprá-los, basta escolher a quantidade desejada, fazer o depósito na conta bancária indicada, enviar o comprovante de pagamento e o endereço onde deseja receber a encomenda. Cada ajuda é extremamente importante para comprar tintas, luvas, máscaras e continuar trazendo mais idosos para o projeto.

www.facebook.com/Lata65

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca