Para uma conversa sobre ancestralidade, política e música, Mano Brown recebe a referência da música popular brasileira, Gilberto Gil, no novo episódio do podcast Original Spotify Mano a Mano, que vai ao ar nesta quinta-feira, dia (13). Lendas na música, o convidado e o apresentador contam sobre suas referências africanas.
Um dos principais nomes quando o assunto é música popular brasileira e com mais de 60 anos de carreira, Gilberto Gil é conhecido por sua relevante contribuição na música brasileira. Cantor, compositor e parte essencial da cultura do país, Gil venceu prêmios como o Grammy Awards e o Grammy Latino e, para Brown, o convidado é um nome fundamental: “esse cara é mil grau, tem gente que fala que ele é um orixá”, ressaltou o apresentador.
Pai, avô e bisavô, Gilberto Gil influencia não só seus fãs, mas também sua família quando o assunto é música. Durante a conversa, o cantor comenta que, atualmente, dentro da cena musical negra, tem acompanhado diferentes estilos: “Tenho ouvido todos vocês, os meninos do funk, rap, os improvisadores e os repentistas novos, assim como você, Brown […] Eu também tenho prestado muita atenção nas meninas novas, que adotaram uma suavidade vocal como elemento expressivo”. Sobre as questões atuais de raça no Brasil, ele complementa: “Hoje, é positivo […] a capacidade de denúncia tem melhorado no mundo inteiro”.
Com direção criativa de Spotify Studios e Gana, e produção de Spotify Studios, MugShot e Boogie Naipe, Mano a Mano é um podcast Original Spotify. Vencedor do prêmio APCA na categoria Melhor Podcast de 2022, Mano a Mano foi o terceiro podcast mais ouvido do Brasil na Retrospectiva do Spotify 2022. Os episódios novos vão ao ar às quinta-feiras.