quarta-feira, dezembro 11, 2024

Últimos Posts

Marcelo D2 lança álbum “Manual Prático do Novo Samba Tradicional, Vol. 1: Dona Paulete”

“Bem-vindos ao nosso axé. Pega seu prato, se senta na mesa, a casa é sua”. A introdução do álbum “Vol. 1: Dona Paulete”, o primeiro de quatro que farão parte do Manual Prático do Novo Samba Tradicional, é um convite à uma imersão no processo criativo de Marcelo D2 de forma pulsante. Marcelo juntou a bateria eletrônica 808, os tradicionais repique e tantã do Cacique de Ramos, a cuíca ancestral do Mestre Quirino e o pandeiro, dessa mistura surgiu o novo projeto, que vem para consolidar mais um capítulo do processo de criação do “Novo Samba Tradicional”, que o artista inaugurou em seu último álbum, “IBORU”. Ouça nas plataformas digitais.

Dessa vez, Marcelo e Luiza Machado, idealizadores do projeto, vão abrir as portas da Ocupação IBORU, no Centro do Rio de Janeiro, para o público conhecer o passo a passo do processo de criação do Manual Prático, através de 5 instalações artísticas. O projeto tem co-autoria da Cará Residência Artística e convida o público para um mergulho desde a concepção da obra, até a música chegar no streaming, com gravações e projeções de conteúdo audiovisual.

O primeiro da quadrilogia de discos a serem lançados até o carnaval de 2025 faz homenagem à mãe do Marcelo, Paulete Maldonado, que faleceu em 2021. O álbum conta com sete faixas, incluindo regravações de grandes sambas que D2 vem apresentando nos shows com sua banda Um Punhado de Bamba, como “Castelo de Um Quarto Só”, “Maneiras”, “Desabafo” e a inédita “Estou Voltando”, de Almir Guineto, Adalto Magalha e José Roberto Bezerra (Capri).

No momento presente, Marcelo se define como um operário do samba, “eu estou seguindo o meu caminho à serviço do samba, o que mais quero é me aproximar cada vez mais do público, deixar geral entrar e ficar por dentro do que rola durante o processo de criação, como chegamos até aqui. O público é grande parte do Novo Samba Tradicional, tem que chegar junto, eu sou uma ferramenta”.

A exposição, que entra em cartaz a partir do dia 07, na Ocupação IBORU, contará com seis cenários que traduzem todo o processo de criação até o produto final (por isso, manual prático), incluindo dois lounges, instalações que modificam o espaço, ampliando o tamanho como fundo infinito e caixa de proporção, a reprodução de uma rua com portão de loja e banco de praça, no 2º andar, e até um banheiro estilizado com sacolas de feira. A idealização da exposição é de Marcelo D2 e Luiza Machado, com cenografia assinada por Sergio Marimba e projeto de Mirella Lima. A AMSTEL é a nova parceira da Ocupação IBORU e passa a fazer parte do Novo Samba Tradicional.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca