Um dos principais representantes do Brasil na programação musical do South by Southwest de 2024, Marcelo D2 se apresentou pela primeira vez no festival, durante dois dias, levando para o público o projeto “Marcelo D2 e um Punhado de Bamba”, com músicas do álbum “IBORU, que sejam ouvidas as nossas súplicas”.
Nos últimos anos, Marcelo D2 tem direcionado seu olhar à busca pelos elos entre o ancestral e o contemporâneo, refletindo em sua obra os hábitos, costumes populares e vínculos afetivos que desaguam em uma produção artística potente e inovadora. Tradição e vanguarda dão as mãos em sua música de maneira singular, resultando em uma sonoridade única. Agora, rap e samba se encontram, mas no terreiro do samba.
“Não me sinto tão empolgado desde “A Procura da Batida Perfeita”. Levar a minha música pela primeira vez para um festival desse porte é a realização de um sonho. Acompanho de longe o SXSW. Fazia tempo que queria conhecer o festival e acabei fazendo isso da melhor forma, cantando! Foi incrível apresentar o novo samba tradicional em Austin, ao lado de uma grande roda de samba”.